A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece padrões rigorosos para a classificação da pedra brita para calçadas, incluindo critérios de granulometria, resistência e durabilidade. Sendo assim, o melhor tipo para essa aplicação é a classificação tipo 2.
É muito utilizado nas usinas de asfalto, para calçamentos com base asfáltica e de concreto para obtenção de textura fina, assim como em calçadas. Também é usado na fabricação de pré-moldados e como estabilizador de solo, na confecção de argamassa para assentamento e emboço.
A brita 0 (ou pedrisco), por suas dimensões reduzidas, é bastante empregada na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto intertravado, jateamento em túneis e acabamentos em geral. Já a brita 1, que mede no máximo 19 mm, é a mais usada na construção civil, em colunas, vigas e lajes.
Qual a diferença entre brita 1, 2 e 3? A principal diferença entre a brita 1, 2 e 3 é o tamanho da granulação das pedrinhas. A brita 1, como mencionado anteriormente, é o tipo mais comumente utilizado pelas construtoras brasileiras.
A Brita 4 e 5 da Serveng podem ser aplicadas em fossas sépticas, semidouros, gabião, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado. Todos os produtos são certificados pela ABNT e todas as pedreiras possuem laboratórios próprios para testes.
A Brita #0, por ter dimensões bem pequenas (4,8 a 12,7 mm), é muito usada na produção de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas e acabamentos em geral. Mas também pode ser usada na confecção de asfalto, concretos, artefatos de concreto (pré-moldados) e forração de estacionamentos.
A seguir apresentamos o concreto mais indicado para cada fim: Concreto FCK 20 com pedrisco (brita 0) Indicado para contrapiso, calçada e laje, o traço com pedrisco é um pouco mais resistente que o de mesmo FCK feito com brita 1, devido a sua composição ter mais cimento.
Brita 1. Esta é a mais usada na construção civil, em colunas, vigas e lajes. Com dimensões entre 9,5 mm e 19 mm, é a mais comumente encontrada em concreto.
Brita 1: A mais utilizada em construções, ideal para concretos estruturais, como pilares, vigas e lajes. Oferece uma boa compactação e resistência. Brita 2: Um pouco maior que a brita 1, é recomendada para obras de maior porte, como fundações, concretagens em grande escala e pavimentações mais robustas.
É o mais encontrado na produção de concreto, além de servir como base para construção de vigas, lajes e colunas. Por ser mais grossa — com granulometria entre 19 mm e 25 mm —, a brita 2 é utilizada na formação do concreto bruto, um tipo mais resistente utilizado em fundações e pisos de maior espessura.
Também conhecida como “pedrisco”, a brita nº 0 é protagonista na vasta maioria das obras residenciais e de edificações, com uso específico na produção de vigas e vigotas, blocos de concreto (sejam de construção ou fundação do edifício), lajes e na fabricação paralelepípedos moldados.
A proporção correta é de 1 parte de cimento para 3 partes de areia. A água deve ser adicionada aos poucos, até obter uma consistência homogênea e fácil de trabalhar. Seguindo essas orientações, você estará preparado para construir uma calçada resistente e durável.
Isso significa que a mistura deve conter 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita, seguindo sempre essa ordem específica dos materiais.
Brita 0: Também conhecida como pedrisco, possui granulometria fina, variando entre 4,8 mm e 12,5 mm. É ideal para pavimentação de calçadas, fabricação de blocos de concreto, lajes pré-moldadas e acabamentos finos.
Para drenar um terreno mais baixo que a rua, instale drenos subterrâneos, use brita e manta geotêxtil, eleve o solo e direcione a água à rede pluvial. Terrenos mais baixos do que o nível da rua costumam sofrer com acúmulo de água, principalmente em épocas de chuvas fortes.
resistência à compressão: mínima de fck 20 Mpa • modulação: estampagem em módulos de 1,20 m. limpeza: Jato de água e sabão neutro • remoção: o piso é cortado de acordo com a modulação e refeito in loco com os mesmos produtos e estampas do existente.
Brita 02: possui malha de 25mm e é muito utilizada na construção de pisos espessos e fundações. Brita 03: possui malha de 25 a 50mm, sendo bastante utilizada na produção de concreto e em nivelamentos, aterros, pavimentos e drenos.
Quanto custa cimento 50 kg? Olha, o preço do saco de cimento de 50 kg pode variar bastante de acordo com a marca, além disso, o tipo de cimento também pode alterar o valor. Mas de modo geral o preço pode variar de R$32,00 a R$50,00 por saco de cimento.