Qual a base legal do IPI?

O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 7.212/2010 (RIPI/2010).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

Qual a base do IPI?

Via de regra, a base de cálculo do IPI será o valor total da operação de que decorrer a saída do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial, conforme estabelece o art. 131 do Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 4.544/2002.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em econeteditora.com.br

Qual é a base legal do IPI?

O IPI – imposto sobre produtos industrializados tem sua previsão legal nos artigos 153, IV, § 3º e 159, I e II, § 2º e § 3º da CF/88; Artigos 46 ao 51 do CTN; Lei 4502/64; Decretos: nº 4.544/2002, nº 7212/10 e nº 7660/11. A Constituição Federal de 1988, em seu Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a lei que regulamenta o IPI?

Base Legislação da Presidência da República - Lei nº 4.502 de 30 de novembro de 1964.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.presidencia.gov.br

Qual lei instituiu o IPI?

LEI No 7.798, DE 10 DE JULHO DE 1989.

Altera a legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI e dá outras providências. § 1º A conversão do valor do imposto, em cruzados novos, será feita com base no valor do BTN vigente no mês do fato gerador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que é IPI? | IPI alíquota | IPI significado | IPI imposto | como calcular IPI | IPI fato gerador

Qual artigo fala do IPI?

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art. 153, IV, da Constituição Federal). Regulamentado pelo Decreto 4.544/2002, incide sobre produtos industrializados, estrangeiros e nacionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual é o decreto do IPI?

Decreto nº 7212. DECRETO Nº 7.212, DE 15 DE JUNHO DE 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que é a regra-matriz do IPI?

A regra-matriz de incidência engloba tanto a hipótese que trará a previsão de um fato, quanto a conseqüencia que prescreverá a relação jurídica que se vai instaurar, onde e quando acontecer o fato cogitado no suposto (CARVALHO, 2005, p. 242).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ojs.uel.br

O que é o Decreto 7112?

Decreto nº 7112. DECRETO Nº 7.112, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2010. Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Tcheca sobre Cooperação Econômica e Industrial, firmado em Praga, em 12 de abril de 2008.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que a Lei 7.798 de 1996 regulamenta?

Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º É livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual é o fato gerador do IPI?

O Fato Gerador do IPI, como definido no artigo 46 do Código Tributário Nacional (CTN), ocorre quando há a saída do produto industrializado do estabelecimento industrial ou equiparado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fazcomex.com.br

Por que o IPI não considera o princípio da anterioridade fiscal?

Por ser um imposto com caráter extrafiscal, sua alíquota pode ser alterada por decreto do Chefe do Poder Executivo, sempre respeitando os limites estabelecidos em lei. Dessa forma, não obedece ao princípio da anterioridade clássica, devendo, no entanto, respeitar o princípio da anterioridade nonagesimal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em em.com.br

Quem é isento de IPI?

Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista podem obter a isenção de IPI, para um único carro, a cada 3 (três) anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quem paga o IPI, o comprador ou o vendedor?

Quem paga o IPI: o comprador ou o vendedor? Em geral, o vendedor paga o IPI e repassa esse valor para o consumidor no preço do produto. No entanto, o consumidor é o responsável legal pelo pagamento do imposto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em makrosystem.com.br

Qual é a alíquota do IPI?

A taxa do IPI é variável, dependendo do produto ou serviço. A alíquota é definida pelo governo federal e pode variar de 0% a 30%. Em 2023, as alíquotas do IPI foram reduzidas em 25% para a maioria dos produtos. Para alguns tipos de automóveis, as alíquotas foram reduzidas em 18,5%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em focusnfe.com.br

O que o Anexo II do Decreto 9739/2019 estabelece?

O Anexo II do Decreto 9739/2019 estabelece a quantidade máxima de aprovados por vaga. É uma medida ruim e anti econômica haja visto que o órgão poderia convocar mais candidatos além do que estabelece o Anexo, convocando inclusive candidatos além do cadastro reserva respeitando o prazo de validade do concurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilparticipativo.presidencia.gov.br

O que é a lei do IPI?

LEI Nº 8.989, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1995.

Dispõe sobre isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas portadoras de deficiência física e aos destinados ao transporte escolar, e dá outras providências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quando o IPI é embutido na base de cálculo?

Quando o produto for destinado ao consumo próprio do comprador ou a integrar o ativo deste, o valor do IPI deve integrar a base de cálculo do ICMS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.fazenda.sp.gov.br

O que diz a regra matriz de incidência tributária?

É a descrição legal de um fato jurídico tributário de forma abstrata. Descreve-se, portanto, uma situação hipotética que, se realizada, determinará a incidência de um tributo, ocorrendo o fato gerador da obrigação tributária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cj.estrategia.com

Qual é o regulamento do IPI?

O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 7.212/2010 (RIPI/2010).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

O que o Art. 225 do RIPI 2010 estabelece?

225. A não cumulatividade é efetivada pelo sistema de crédito do imposto relativo a produtos entrados no estabelecimento do contribuinte, para ser abatido do que for devido pelos produtos dele saídos, num mesmo período, conforme estabelecido neste Capítulo (Lei nº 5.172, de 1966, art. 49 ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se aplica o IPI?

Primeiramente, é preciso saber que a alíquota do IPI pode variar de acordo com o produto comercializado. Desse modo, o cálculo do IPI é: IPI = Valor da operação x alíquota. IPI = (preço do produto + frete + despesas acessórias) x alíquota.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suno.com.br

Qual o decreto do IPI?

D11158. Aprova a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o artigo 153 da Constituição Federal?

153, I e II, da Constituição Federal, nenhum outro imposto poderá incidir sobre operações relativas a energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais do País; XV - é vedado aumentar as alíquotas vigentes em 1o de janeiro de 1995 do imposto de que trata este artigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br