Ao observar as características do tradicional capim-elefante Napier em comparação com o Capiaçu, fica claro o diferencial deste último. O Capiaçu se destaca por sua altura, muitas vezes ultrapassando os quatro metros, e por sua cor verde intensa.
A primeira colheita deve ser feita quando o capim atinge cerca de 3,5 a 4,5 metros de altura, geralmente entre 90 e 120 dias após o plantio. Após isso, as colheitas seguintes podem ser feitas a cada 60 a 90 dias, dependendo do clima e do manejo.
O Capim Elefante Roxo é reconhecidamente, uma das gramíneas forrageiras de mais alto potencial produtivo e energético, adaptando-se muito bem às condições de clima e solo no ambiente dos trópicos.
O capim Kurumi é um tipo de capim criado pela Embrapa, muito bom para alimentar gado. Ele é um capim-elefante e cresce muito rápido. Esse capim é fácil de plantar, barato e muito nutritivo.
A melhor época de plantio, nas regiões Sul e Sudeste, é entre os meses de outubro e janeiro. Já na região Nordeste, é melhor escolher o período chuvoso para iniciar o cultivo.
“Pode misturar de 0,5% a 1% de ureia. É interessante usar também um pouco de sulfato de amônio para manter a relação de nitrogênio e enxofre nessa ureia fornecida. O sulfato de amônio pode ser colocado na razão de dez para um.
Recomenda-se o corte da BRS Capiaçu para ensilagem, quando as plantas atingirem altura média de 3,5-4,0 m, o que ocorre próximo a 90-110 dias de idade de rebrota. A colheita neste estádio resulta em melhor relação en- tre produção de silagem e composição química (Ta- bela 3).
Se a lona estiver intacta e bem coberta, sem entrada de água ou ar, a silagem pode durar vários anos. Em um caso extremo, ele abriu um silo de seis anos e encontrou o alimento em boas condições, desde que a cobertura de terra estava adequada.
Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.
O plantio deve ser feito no início da estação de chuvas, em sulcos de aproximadamente 20 e 30 cm de profundidade. Esses sulcos devem manter o espaço de 0,8m a 1,2m entre si. A colheita pode ser feita de forma manual ou mecanizada, sendo que a mecanizada traz um custo menor para o produtor.
A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.
Adubação: Em solos pobres, aplique de 100 a 150 kg/ha de P₂O₅. Isso equivale a aproximadamente 556 a 833 kg/ha de superfosfato simples ou 217 a 326 kg/ha de superfosfato triplo. Arações e Gradagens: Por fim, garanta um solo bem destorroado e uniforme para facilitar o plantio.
Em pequenas áreas, onde o corte é manual e a adubação é feita de forma tradicional , recomenda-se um espaçamento de 0,80 a 1 metro entre as linhas . Este espaçamento facilita o manejo e permite que a distribuição de adubo seja realizada de forma eficaz, promovendo um crescimento uniforme e saudável das plantas.
A escolha do capiaçu foi devido a produtividade, que chega a 70 toneladas por hectare de matéria verde por corte, com recuperação muito rápida, em apenas 90 dias realiza novo corte. Conforme Santos é possível fornecer um alimento de qualidade aos bovinos de leite durante o período seco do ano.
O uso de ureia ajuda no processo de fermentação da silagem no caso da cana, mas pode não funcionar para o Capiaçu, Sorgo e, Milho, como citado anteriormente. Sendo assim, cada caso é um caso.
Difundida há muitos anos no país, a cana-de-açúcar permanece como excelente opção de volumoso para bovinos leiteiros. O cana-de-açúcar pode ser utilizada com sucesso na recria, em vacas não lactantes, em vacas em lactação com menor demanda nutricional e em baixas inclusões na dieta de vacas de maior produção.
O ponto ideal de colheita para a silagem é a partir de três metros. Essa altura se dá entre 90 e 110 dias de rebrota. A partir de 120 dias, não é mais indicada para silagem.
De acordo com o médico-veterinário Ivan Marques, que conduziu a palestra, o BRS capiaçu, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é usado na alimentação de gado bovino, ovino e caprino, além de ser excelente na nutrição de equinos.
As plantas mais interessantes para se plantar durante a lua crescente, ou seja, desde o final da lua nova até a lua cheia, são aquelas que produzem colheitas acima do solo. Isso porque, conforme o luar aumenta noite a noite, as plantas são incentivadas a cultivar folhas e caules.
O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca. Um outro capim que você poderia plantar também a Brachiaria decumbens.
O capim Brachiaria Brizantha é uma das forrageiras mais populares no Brasil, bastante utilizado para a engorda de gado em diversos tipos de pecuária. Uma de suas principais vantagens é a sua adaptabilidade a diferentes tipos de solo e clima, o que a torna uma escolha versátil para pecuaristas em diversas regiões.