Nuvens altas normalmente tem bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente tem base entre 2000 a 6000 m ; nuvens baixas tem base até 2000 m. Estes números não são fixos.
Nuvens Altas: base acima de 6km de altura – sólidas. Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos polos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador – líquidas e mistas. Nuvens Baixas: base até 2km de altura – líquidas.
Primeiramente, é importante saber que as nuvens não têm uma altura fixa. Elas podem variar bastante, dependendo do tipo e das condições atmosféricas. Em geral, nuvens de baixa altitude ficam a cerca de 2.000 metros do solo, enquanto nuvens mais altas, podem ultrapassar 6.000 metros.
Se você já olhou para o céu e viu uma nuvem gigante, densa e escura, provavelmente estava vendo um Cumulonimbus, ou CB. Ela pode se estender por até 12.000 metros de altura, e dentro dela, o perigo é real: ✈️ Turbulência severa que pode chacoalhar até os maiores aviões.
Morning Glory Cloud é um fenômeno meteorológico raro. Uma nuvem Morning Glory (Glória da Manhã) é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir até 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura e que pode se deslocar a velocidade de até 60 km/h. Forma-se a uma altitude de 100 a 200 metros do solo.
Não temos medo… eles sabem quem são os responsáveis!
Qual o tamanho real de uma nuvem?
São chamadas nuvens cumuliformes. Nuvens altas normalmente tem bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente tem base entre 2000 a 6000 m ; nuvens baixas tem base até 2000 m. Estes números não são fixos. Há variações sazonais e latitudinais.
Os principais tipos de nuvem são: Cirrus: são formações bastante comuns na atmosfera, tendo um formato tradicionalmente alongado e uma coloração branca, sendo consideradas de elevada altitude. Cirrocumulus: são formações muito extensas e de coloração variada que estão dispostas em grandes altitudes da atmosfera.
É o caso da nuvem Cumulonimbus (CB) ou nuvem de tempestade. “Para a aviação, é o tipo mais perigoso devido ao conjunto de fenômenos meteorológicos que se produzem nela, capazes de comprometer a segurança do voo”, conta o professor de meteorologia Flávio Silveira, da Escola de Aviação Grandis Soluções, em Brasília.
Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.
As nuvens são constituídas por gotículas de água condensada, oriunda da evaporação da água na superfície do planeta, ou cristais de gelo que se formam em torno de núcleos microscópicos, geralmente de poeira suspensa na atmosfera.
Qual a nuvem mais perigosa para variação? Associada a tempestades severas, raios e ventos fortes, a nuvem Cumulonimbus é considerada a mais perigosa, conforme o Climatempo.
Mas se elas pesam tanto, como ficam suspensas no céu? Na realidade, as nuvens são puxadas para baixo pela gravidade a todo momento. Elas não caem no solo e nem saem voando pelo espaço por um equilíbrio entre temperatura, pressão atmosférica e ventos.
Entre -10° C e -20° C gotículas líquidas coexistem com cristais de gelo. Abaixo de -20° C, a temperatura de ativação de muitos núcleos de deposição, as nuvens usualmente consistem inteiramente de cristais de gelo.
Cirrus é uma nuvem fina ou delgada, composta de cristais de gelo, que aparece freqüentemente com a forma de véus ou como cordões. Nas latitudes médias, normalmente são encontradas formações dessas nuvens entre 6.000 e 9.000 metros (20.000 e 30.000 pés) de altura.
As cúmulos nimbus se formam em condições de instabilidade atmosférica, geralmente quando o ar quente e úmido próximo ao solo sobe rapidamente. À medida que o ar ascende, ele esfria e condensa, formando gotículas de água.
❓❓Quando o avião chega a 10 mil pés, significa que ele está em uma altitude segura e mais estável. A tripulação pode, então, começar a servir os passageiros, preparar o serviço de bordo e realizar outras tarefas sem se preocupar com as condições de decolagem. Esse é o momento em que tudo se torna mais tranquilo no voo!
A altitude máxima que um avião comercial pode atingir é estabelecida em torno dos 42 mil pés (cerca de 12,8 km). Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência.
isso é possível? Se for um Legacy é possível! Isso ocorre pois na altitude em que o avião percorre tem uma temperatura muito baixa, mas sem umidade não se forma gelo, por isso que apenas quando o avião passa na nuvem úmida forma o gelo.
É simples: no fundo são nuvens que se formam pelo ar quente e húmido que sai dos motores e que entra em contacto com temperaturas muito frias, a alta altitude. E há também outro rasto branco que podemos ver sair das asas do avião: a velocidade a que vai é tão grande que forma pequenos tornados de ar com aquele efeito.
A maioria das pessoas associa o fenômeno a tempestades fortes. No entanto, o tipo mais perigoso é a turbulência de ar limpo, que geralmente ocorre sem nenhum aviso visível no céu à frente.
Cumulonimbus são as mais perigosas nuvens da Terra. Suas dimensões horizontais e verticais são tão grandes que sua forma característica só pode ser vista claramente à longa distância (por isso o fato de serem vistas a até 400 km de distância, dependendo das condições do tempo).
Em regiões de média para altas latitudes (acima de 45°), o topo das nuvens de tempestade raramente ultrapassa 8 km de altura, ao passo que em regiões de média para baixas latitudes (abaixo de 45°), o topo em geral ultrapassa 10 km e pode alcançar altitudes de até 20 km.
La Rinconada, a cidade mais alta do mundo, enfrenta desafios extremos na extração de ouro e mineração informal, com contaminação por mercúrio e condições de vida precárias. Habitantes sofrem com mal de montanha crônico, mas buscam oportunidades apesar dos riscos.
As nuvens desempenham um papel vital em nosso clima, regulando a quantidade de energia solar que atinge a superfície e a quantidade de energia da Terra irradiada de volta ao espaço. Quanto mais energia for aprisionada pelo planeta, mais quente nosso clima será. Se menos energia for coletada, o clima ficará mais frio.