O Fluminense garantiu sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro e, de quebra, carimbou a vaga na Copa Sul-Americana de 2025 após uma vitória emocionante por 1 a 0 contra o Palmeiras no Allianz Parque: a primeira após a reforma do estádio alviverde.
Cruzeiro - não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Flamengo - não tem Sul-Americana. Fluminense - não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil. Grêmio - não tem Sul-Americana.
Ganhar a Copa Libertadores e disputar o Mundial de Clubes é uma oportunidade que poucas equipes brasileiras puderam ter e, isso, não foi diferente com o Vasco da Gama, campeão sul-americano de 1998, mesmo sem levantar o troféu da competição.
Cruzeiro. Apesar de ter sido duas vezes campeão da Libertadores, em 1976 e 1997, e de ter disputado a Copa Intercontinental — predecessora do que hoje se chama de Mundial de Clubes —, o Cruzeiro nunca conseguiu ser campeão do mundo.
Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo a sua equipe de basquetebol masculino conquistado quarenta e sete títulos estaduais, oito títulos Brasileiros, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, uma Champions League Américas e duas Copas ...
A justificativa da entidade brasileira foi de que não haveria como definir o campeão de 1999 a tempo do sorteio dos grupos e de que seria seguido o critério da CONMEBOL.
O São Paulo agora é o único time brasileiro que pode-se dizer campeão de tudo. O título inédito da Supercopa do Brasil conquistado neste domingo, 4, contra o rival Palmeiras, era o único que faltava para a extensa galeria do clube.
Ao terminar o Brasileirão em décimo, o Vasco se garantiu na Copa Sul-Americana 2025, competição que não disputa desde 2020. E que, aliás, o Cruz-Maltino jamais venceu em 23 edições (disputou sete vezes). Assim, este é um dos poucos troféus que faltam à vasta galeria do Vasco, composta por três títulos Sul-Americanos.
Em 2024, o Timão acumula mais de R$ 40 milhões em premiações pelas classificações na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Caso avance para a final na competição continental, o clube assegura pelo menos mais R$ 10 milhões, premiação destinada ao vice-campeão.
O termo "fluminense" tem sua origem na palavra latina "flumen", que significa "rio". Historicamente, os habitantes do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses, em contraste com os habitantes da cidade do Rio de Janeiro, que são conhecidos como "cariocas".
Em competições internacionais, além da conquista da Copa Rio de 1952, o Fluminense ostenta o título da Copa Libertadores da América de 2023 (competição onde foi também vice-campeão em 2008), o título da Recopa Sul-Americana de 2024 e um vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2009.