Assim, são básicos os seguintes sintagmas: o SN formado de substantivo ou de palavra substantiva; o SAdj formado de adjetivo; o SAdv formado de advérbio.
Os sintagmas são unidades mínimas que possuem uma relação de determinação entre si. Entre seus tipos, estão o nominal, o verbal, o adjetival, o preposicional e o adverbial.
Depreendemos, portanto, a existência de dois sintagmas básicos: o nominal, formado pelo sujeito; e o verbal, constituído pelo predicado. Contudo, há também o sintagma adverbial, o adjetivo e o preposicional. Assim, partindo desse princípio, vejamos cada um deles: Não pare agora...
O sintagma nominal nada mais é que um grupo de palavras cujo núcleo é um substantivo ou nome. Para estudar o sintagma nominal, este roteiro apresenta, também, o artigo, o adjetivo e a concordância dessas classes gramaticais com o substantivo. Duração2 horas.
Assim, se o núcleo for um verbo, tem-se um sintagma verbal (SV); se for um adjetivo, um sintagma adjetival (SA); se for um nome (substantivo ou pronome substantivo), um sintagma nominal (SN).
Aprenda a Classificar os Tipos de Sintagmas e as Estruturas Sintagmáticas da Língua Portuguesa
Quais são os três sintagmas?
Assim, são básicos os seguintes sintagmas: o SN formado de substantivo ou de palavra substantiva; o SAdj formado de adjetivo; o SAdv formado de advérbio.
O grupo nominal é formado pelo substantivo (núcleo da sentença nominal) e pelos seus modificadores: o adjetivo, artigo, numeral e pronome adjetivo. Isso significa que estas quatro classes existem, de modo geral, para modificar o sentido do substantivo. São, portanto, chamadas de modificadores nominais.
“Consideramos sintagmas autônomos aqueles que se movimen- tam sozinhos no eixo sintagmático, nele ocupando diferentes posições e constituindo-se, inclusive, de outros sintagmas internos.
SN (sujeito) O SN objeto direto da voz ativa passou a sujeito da voz passiva. O brinquedo foi entregue ao irmão por Joãozinho. SN (sujeito) Nessa frase, o SN (sujeito) corresponde ao SN (objeto direto) da voz ativa. Estudamos a predicação verbal e os modelos de frase da língua portu- guesa.
Sintagma (do grego σύνταγμα, transl. syntagma: "composto" ou "constituição"), em linguística, refere-se a um grupo de elementos linguísticos contíguos em um enunciado, ou seja, é uma unidade sintática composta de um ou mais vocábulos que formam orações.
A função sintática refere-se ao papel que uma palavra ou grupo de palavras desempenha dentro de uma oração ou frase. Em outras palavras, é a função que um termo desempenha na estrutura gramatical do enunciado. Diferentes elementos da frase desempenham diferentes funções sintáticas.
Isso significa que, apesar de pertencerem a essa classe de palavras, elas apresentam características típicas de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.
São chamados de modificadores os elementos que estabelecem relação de modificação dentro de um sintagma. Na língua portuguesa o modificador por excelência é o advérbio. Os elementos que exercem função de advérbio são, assim, classificados como modificadores.
O adjunto adnominal é uma palavra ou locução que acompanha, caracteriza, especifica ou quantifica o substantivo: Os três feios cintos de couro não foram vendidos. Nesse exemplo, temos o substantivo “cintos” acompanhado dos seguintes adjuntos adnominais: “Os”, “três”, “feios” e “de couro”.
Em um sintagma nominal, por um lado, são determinantes os artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais. Em um sintagma superoracional, por outro lado, são determinantes as orações subordinadas, já que dependem da oração principal.
Partindo desse pressuposto, temos o sintagma nominal, cujo núcleo é um nome; sintagma verbal, tendo como núcleo um verbo; sintagma adjetival, cujo núcleo é um adjetivo, e os sintagmas preposicionados, geralmente constituídos de uma preposição + um sintagma nominal.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Sintagma nominal (SN) → o núcleo da unidade significativa é um nome (substantivo). Sintagma verbal (SV) → o núcleo da unidade significativa é um verbo. Os determinantes são termos que se referem ao núcleo. Sua função é especificar o nome ou o verbo.