As neoplasias hematológicas mais frequentes em crianças e adolescentes são os linfomas e as leucemias11,12. Dados epidemiológicos mostraram que, no Brasil, ocorreram 4.795 óbitos por leucemia e cerca de 5.123 óbitos por linfoma Hodgkin e não Hodgkin no ano de 201713.
As neoplasias hematológicas se caracterizam como um conjunto de doenças malignas que se originam das células hematopoiéticas, podendo afetar o sangue e os tecidos formadores dele. Entre os principais fatores de risco para essas doenças, está o envelhecimento.
As doenças hematológicas, também conhecidas como doenças do sangue, são condições médicas que afetam a produção, função ou qualidade das células sanguíneas e/ou do sistema de coagulação sanguínea. Alguns exemplos de doenças hematológicas incluem a anemia, leucemia, hemofilia, trombocitopenia, doença falciforme.
Introdução: As malignidades hematológicas formam um grupo heterogêneo de cânceres que afetam o sangue, a medula óssea e o sistema linfático. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em um grupo de pacientes com malignidades hematológicas.
RENATO: O termo “leucemia” se refere a tumores malignos do sistema hematopoiético que se originam na medula óssea, local onde o sangue é produzido. As leucemias têm em comum a presença dessas células na circulação e, por isso, é popularmente chamada de “câncer no sangue”.
Alguns tumores de próstata, mama e tireoide, por exemplo, frequentemente evoluem lentamente sem sintomas óbvios ou disseminação além da área original. Pesquisas sugerem que alguns desses cânceres são tratados excessivamente.
Já as leucemias agudas podem ocasionar palidez, fadiga, febres e infecções frequentes, além de manchas no corpo. Também são sintomas comuns de leucemia, o inchaço nos gânglios linfáticos, dor nos ossos, dificuldade para respirar, perda de peso e anemia.
1. Câncer de pulmão. É o que mais provoca mortes no Brasil. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, a doença tirou a vida de 28.618 homens e mulheres —uma taxa de morte alta quando comparada ao número de diagnósticos da doença: 30 mil novos casos ao ano.
As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, geradas na medula óssea. Essas complicações variam entre anemias, linfomas, leucemias e mielomas.
No caso das neoplasias hematológicas, nos referimos a um conjunto de doenças caracterizadas pela multiplicação de células do sangue, que pode afetar a medula óssea (local onde as células do sangue são produzidas), os gânglios linfáticos e qualquer outra parte do corpo.
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
Quando a cura é menos provável? Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos.
Alguns cânceres de próstata, mama e tireoide, por exemplo, geralmente evoluem lentamente sem sintomas óbvios ou sem se espalhar além da área original. Pesquisas sugerem que alguns desses cânceres são tratados em excesso.
Câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, fígado, pulmão e cérebro são os tipos mais mortais de câncer no mundo, de acordo com estudo do Global Cancer Observatory e da International Agency for Research on Cancer.
A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações no DNA, que podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas e são influenciadas por fatores genéticos.
Câncer. Embora raros, alguns tipos de câncer, como linfoma, leucemia ou feocromocitoma, podem causar suor excessivo. Nestes casos, outros sintomas como febre e perda de peso também podem estar presentes.
Esse processo forma os blastos, que são células que não conseguem amadurecer, e começam a se multiplicar descontroladamente, o que atrapalha o desenvolvimento das células saudáveis. Ou seja, a medula fica cheia de células doentes.
Os Tumores hematológicos, também conhecidos como neoplasias hematológicas, são cânceres que afetam os tecidos e células do sistema hematopoiético, que inclui a medula óssea, o sangue e os órgãos linfoides (como os gânglios linfáticos e o baço).
Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.