Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.
As reações farmacológicas adversas são, geralmente, classificadas como leve, moderada, grave ou letal (ver tabela Classificação de Reações Adversas a Fármacos [RAFs]). As RAFs graves ou letais podem ser especificamente mencionadas em alertas nas bulas dos fabricantes.
RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).
As RAM podem ser classificadas de acordo com o mecanismo de produção dos efeitos adversos; segundo a gravidade, frequência e em função do grau de imputabilidade, ou seja, nexo de causalidade. Há várias classificações de RAM de acordo com o mecanismo pelos quais são produzidas.
De acordo com o Conselho para Organizações Internacionais de Ciências Médicas (CIOMS), os tipos de eventos adversos são: previsibilidade, casualidade, gravidade, frequência e seriedade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define reação adversa a medica- mento (RAM) como sendo “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modifi- cação de funções ...
Reação adversa grave é um efeito nocivo, que ocorre durante tratamento medicamentoso e pode re- sultar em morte, ameaça à vida, incapacidade per- sistente ou significante, anomalia congênita, efeito cli- nicamente importante, hospitalização ou prolongamen- to de hospitalização já existente.
Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.
As reações adversas medicamentosas relacionadas a dose representam um exagero dos efeitos terapêuticos do medicamento. Por exemplo, uma pessoa tomando um medicamento para reduzir a hipertensão arterial pode sentir tonturas ou ficar atordoada se o medicamento reduzir a pressão arterial excessivamente.
Bem-vindo ao Portal de notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos (PORTAL RAM) do Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF). Neste Portal pode notificar qualquer suspeita de reações adversas a medicamentos. Um efeito indesejável é uma reação a um medicamento que não era esperada ou desejada.
Qual é a diferença entre uma reação alérgica e uma reação adversa?
As pessoas às vezes confundem muitas reações adversas medicamentosas com alergias. Por exemplo, pessoas que sofrem de desconforto estomacal depois de tomarem aspirina (uma reação adversa comum) costumam dizer que são “alérgicas” à aspirina. No entanto, essa não é uma reação alérgica real.
A notificação de um evento adverso, ou seja, a comunicação à Anvisa de uma suspeita, mesmo que não confirmada, de um problema associado a medicamento ou vacina torna possível identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança do produto.
A Reação Adversa (RA) é qualquer efeito prejudicial ou indesejável e não intencional a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças.
As reações adversas, embora similares aos efeitos colaterais no sentido de não serem intencionais, são negativos e prejudiciais à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as reações adversas são uma resposta prejudicial e não intencional a um medicamento.
O que causa efeitos colaterais? A origem dos efeitos colaterais pode estar associada à complexidade das interações químicas que ocorrem no organismo quando um medicamento é administrado.
De maneira geral, as RAMS são classificadas em Tipo 1 e Tipo 2 ou, respectivamente Tipo A e Tipo B. As RAMS Tipo A são previsíveis com base nas ações farmacológicas dos medicamentos são, frequentemente, dose dependentes e tem elevada morbidade e baixa mortalidade.
De uma forma bastante simplificada, memória é um dispositivo que possui a função de guardar dados em forma de sinais digitais por certo tempo. Existem dois tipos de memórias: RAM e ROM.
Reação Adversa a Medicamento (RAM) pode ser definida como qualquer resposta não intencional, prejudicial ou indesejável, a um medicamento, que ocorre nas doses normalmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia ou para a modificação de funções fisiológicas (CEMED UFMG, 2005).
Os efeitos adversos podem ser decorrentes de efeitos tóxicos ou efeitos colaterais. Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em conseqüência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco; por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose.
O que é um Evento Adverso a Medicamento? É qualquer dano causado pelo uso de um ou mais medicamentos com finalidade terapêutica, abrangendo, portanto, reações adversas aos medicamentos e erros de medicação.
Sempre que um incidente acontecer dentro de uma instituição e ele tiver danos ao paciente, ele é considerado um evento adverso. Um evento adverso, segundo o Ministério da Saúde, é a ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde.