Os principais sintomas de reação alérgica grave são inchaço da boca, língua e/ ou garganta, batimentos cardíacos acelerados, tontura, desmaio, dificuldade para respirar e suor frio. Confira outros sintomas de anafilaxia.
Os sinais leves de uma crise alérgica medicamentosa incluem: coceira e vermelhidão na pele, coriza, inchaço nos olhos (também pode ter dificuldade para mantê-los abertos) e febre acima de 38º. Se for grave, o alérgico vai sentir tontura, queda de pressão, diarreia e dificuldade para respirar.
Chamamos de alergias preocupantes aquelas que podem causar choques anafiláticos – estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração. Para identificar o choque anafilático é preciso reconhecer os sintomas. Veja alguns deles: Aumento dos batimentos cardíacos.
Após o contato com o alérgeno, os sintomas mais comuns são o formigamento, dificuldade de respirar, inchaço nos lábios, língua ou garganta e urticária. Uma das substâncias responsáveis por esses processos no corpo é a histamina. Na reação anafilática, os vasos sanguíneos deixam vazar líquido para a área circunvizinha.
De forma geral, quando ocorrer uma reação por medicamentos e alimentos, como tosse, desconforto para respirar, inchaço, especialmente na região da boca, é hora de correr para o hospital. As reações a ácaros e poeira costumam ser mais leves e mais fáceis de serem controladas em casa com o uso do antialérgico.
Choque anafilático. O que é: É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois.
Em vez de continuar a tomar o medicamento sem a eficácia esperada, o melhor é consultar um otorrinolaringologista particular para obter o diagnóstico e tratamento corretos. Em conclusão, enquanto os antialérgicos ainda são eficazes para muitos, é vital garantir que estão sendo usados para a condição certa.
Desencadeada por tomar um medicamento (alergia medicamentosa) Desencadeada pela ingestão de certos alimentos (alergia alimentar) Desencadeada pela inalação de poeira, pelo de animais ou mofos (alergia durante todo o ano) Desencadeada pelo toque de certas substâncias (como látex)
Podem se estender por semanas ou meses, a depender da sensibilidade do paciente, tempo de exposição, tipo de fator desencadeante e tratamento administrado.
A pneumoconiose do carvoeiro é uma doença pulmonar causada por depósitos de poeira de carvão nos pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar, que podem progredir com o tempo. Radiografias e tomografias computadorizadas são usadas para estabelecer o diagnóstico.
Em casos graves de alergia na pele, podem surgir sintomas de anafilaxia, como inchaço na boca, língua ou garganta, dificuldade para respirar, deve-se procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente, pois pode colocar a vida em risco.
Como tratar? A medicação de escolha é a Adrenalina, injetada no músculo lateral da coxa. Esta medicação pode ser obtida na forma de uma “caneta” que a pessoa alérgica carrega sempre com ela e pode ser aplicada pela própria pessoa ou alguém que esteja junto, ou então administrada no hospital pelo médico.
Quais são os primeiros socorros para uma reação alérgica grave?
Deite a pessoa: coloque a pessoa deitada de costas, elevando as pernas levemente, a menos que ela esteja com dificuldade para respirar. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e o coração. Mantenha a via aérea desobstruída: se a pessoa estiver consciente, ajude-a a manter a cabeça elevada.
Inchaço do rosto, lábios ou garganta: o inchaço repentino nessas áreas pode ser perigoso, pois pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração. Palpitações e tonturas: uma crise alérgica grave pode afetar o sistema cardiovascular, causando palpitações, tonturas e, em casos extremos, perda de consciência.
As reações anafiláticas começam, frequentemente, com uma sensação de desconforto, seguida por sensações de formigamento e tontura. Em seguida, surgem rapidamente sintomas graves que incluem coceira e urticária generalizada, inchaço, sibilos, dificuldade respiratória, desmaio e/ou outros sintomas alérgicos.
Os sintomas de alergia alimentar podem ser vários, tais como placas vermelhas que coçam pelo corpo, inchaços de boca, olhos ou outras partes do corpo, náuseas, vômitos. Os casos graves acompanham falta de ar, tosse e o fechamento da glote e queda da pressão arterial – a chamada anafilaxia, que pode levar a óbito.
Quais são os sintomas de uma reação anafilática grave?
Anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, que envolve a liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de células inflamatórias. Anafilaxia inclui sintomas e sinais, isolados ou combinados, que ocorrem em minutos ou em até poucas horas da exposição ao agente causal.
Uma vez em choque, a pessoa deverá ser atendida imediatamente por uma ambulância, pois a oferta de oxigênio por máscara e a administração de adrenalina devem ser imediatas e simultâneas. Se o atendimento não ocorrer a tempo, o indivíduo pode morrer.
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo. Tem sido proposta a inclusão de uma quinta categoria que englobaria o choque secundário às causas de hipóxia histotóxica (p. ex.
Sua manifestação é desencadeada de forma irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno ou irritante. O início de reação é, geralmente, progressivo e pode durar em média até sete a dez dias, em caso de crise de asma quando adequadamente tratada.