Quais são os sintomas de tontura ao colocar óculos de grau?
Sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça são comuns no início, principalmente entre pessoas que trocaram de armação.” A explicação é muito simples, seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar.
Dessa forma, a adaptação pode levar até duas semanas e costuma causar desconfortos físicos como tontura, dores de cabeça e distorções visuais. Isso ocorre porque quando os novos óculos são colocados em uso, o cérebro tem dificuldade em responder aos novos pontos focais formados.
A tontura não é um sintoma típico em pessoas com problemas de visão, mas doenças ou eventos causadores de tontura podem gerar alterações visuais associadas, como sensação de embaçamento ou visão turva. É fundamental consultar um médico para realizar uma investigação ampla e obter um diagnóstico confiável.
“Ou quando sentir desconforto, cansaço visual, dor de cabeça, lacrimejamento ou irritação nos olhos. Esses sintomas podem surgir ao realizar tarefas que exigem concentração e esforço visual, como ler, usar o computador ou assistir à TV.
É comum algumas pessoas sentirem tontura ao usar os óculos e isso pode ser causado pela rapidez com que o foco da visão se ajusta quando o paciente move os olhos.
Os defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causam a dificuldade para enxergar de perto e/ou de longe. Eles levam à formação pouco nítida de imagens em certas condições e exigem um esforço maior para ver com clareza. Diante disso, são grandes responsáveis pela tontura.
Um dos maiores alertas de que o uso de óculos é necessário é a dificuldade de enxergar – de perto, de longe ou de ambas as distâncias. É comum que isso comece a se manifestar lentamente, mas o problema pode se agravar de forma rápida.
O grau de óculos errado pode provocar alguns sintomas como a visão extremada, a falta de foco, o esforço visual excessivo ou mesmo dores de cabeça ou tonturas, por exemplo. Contudo, ao usar óculos pela primeira vez, ou trocar as lentes por alteração de grau, há sempre um período de adaptação.
Quando esses problemas não são corrigidos com óculos ou lentes de contato, o esforço excessivo para focar em objetos pode resultar em desconforto visual, sensação de vertigem, dores de cabeça e náuseas, principalmente em atividades que envolvem leitura prolongada ou o uso de telas.
São pacientes com queixa de tontura crônica, do tipo mal estar, desorientação, visão embaçada ou névoa visual (sensação de flocos de neve no campo visual), que piora em ambientes “visualmente movimentados”, como andar entre as prateleiras de supermercado, shoppings, multidões em movimento, trânsito, filmes com cenas de ...
São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.
Entretanto, episódios agudos de tontura ou vertigem podem sim ser um sinal de AVC e, nesses casos, é recomendável procurar atendimento médico imediatamente.
Quando começamos a usar óculos novos, nossos olhos precisam se ajustar à nova prescrição o que pode causar desconforto inicial, incluindo náuseas e tonturas. Isso geralmente diminui à medida que os olhos se acostumam com as novas lentes.
Quanto tempo demora para se adaptar com óculos de grau novo?
Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar aos óculos novos, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos. A razão para tanto recai no centro visual do cérebro.
São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.
Dores de cabeça que se originam na região frontal, na testa ou nas têmporas, especialmente após atividades que exigem foco visual, podem indicar uma relação com problemas de visão.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.
A resposta é não! Os óculos de grau não têm nenhum prazo de validade. Entretanto, é fato que as lentes deles sofrem, sim, desgastes ao longo do tempo por conta do uso. Os olhos, então, passam a sofrer sendo preciso realizar exames periódicos.
É normal ficar tonto quando tira os óculos? O óculos de grau funciona como uma lente que compensa o erro de refração, fazendo com que a luz seja focada corretamente na retina. Assim, você consegue ver as imagens com clareza e definição. Quando você tira o óculos, a luz volta a ser desviada e a sua visão fica embaçada.
Se você perceber que a vista está sem foco e embaçada, é um alerta de que alguma coisa não está correta. Você também pode fazer um teste em cada lente. Feche um dos olhos e observe como você enxerga com o que ficou aberto. A lente adequada deve garantir a visão perfeita de cada um deles.
Durante esse processo de adaptação, é normal sentir enjoo, tontura e a sensação de grau incorreto nos primeiro 7 ou 14 dias. Esse incômodo surge pelo fato dos seus olhos ainda não estarem acostumados com as lentes.
Se você sentir tontura ou náusea ao usar seus novos óculos, é provável que também esteja lidando com problemas de percepção de profundidade. De certa forma, o que você está sentindo é enjoo.
Visão embaçada ou distorcida também são sintomas comuns nos primeiros dias, já que a sua visão está acostumada a trabalhar com mais intensidade. Por conta desse aspecto meio diferente, é comum sentir náuseas e tontura, mas isso dura pouco tempo.
Quais são os sintomas que podem indicar que devo trocar de óculos?
Caso, ao longo do tempo, sua visão começar a parecer embaçada, desfocada ou até mesmo distorcida, isso pode indicar que seus óculos precisam ser reavaliados. Essa sensação pode sugerir mudanças na sua prescrição, sendo um sinal claro de que é o momento perfeito para marcar uma consulta com o oftalmologista.