Os sintomas incluem coceira, vermelhidão, irritação e ressecamento da pele, além de problemas respiratórios como rinite, tosse, chiado e dificuldade para respirar. Isso ocorre porque as cloraminas irritam a pele e as vias respiratórias.
Quais são os sintomas de alergia respiratória ao cloro?
COMO O CLORO PODE AFETAR O NARIZ E A GARGANTA
Em contato com a água, o cloro libera gases cloraminas que são altamente irritantes da mucosa das vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios), causando ou agravando casos de rinite alérgica, asma, tosse com chiado e outras reações alérgicas.
O excesso do cloro pode causar sintomas como aumento da sede, náusea, dificuldade para engolir e até mesmo a morte. Isto porque ácido, mesmo em pequenas quantias, pode gerar graves danos ao entrar no pulmão durante a alimentação e o vômito.
Querida Saúde - Alergia ao Cloro e Urticária Aquagénica
O que o cloro pode causar na pessoa?
Quando inalado, em casos mais graves, o cloro pode causar bloqueio das vias respiratórias e morte por asfixia. A inalação por cloro pode acontecer quando se utiliza o produto em ambientes fechados. É a evaporação do produto que pode fazer com que ele volte para o estado de gás e prejudique as vias respiratórias.
Podemos também encontrar sintomas como urticária, falta de ar, bron- coespasmo e hipotensão(9,10). Nestes casos é urgente o encami- nhamento do doente para o hospital(11).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que o excesso de cloro no organismo humano pode causar complicações como a acidose metabólica, quadros intensos de dor de cabeça, confusões mentais e hiperventilação.
Gases solúveis, como cloro, amoníaco e ácido fluorídrico, produzem queimaduras graves nos olhos, nariz, garganta, traqueia e nas grandes vias aéreas, poucos minutos após a exposição. Além disso, eles costumam causar tosse e sangue na expectoração (hemoptise). Ânsia de vômito e falta de ar são frequentes.
Em casos emergenciais, a primeira opção é ligarmos para o SAMU (192). Mas muitos não sabem que existe um departamento específico para auxílios que englobam intoxicações: o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), canal de comunicação criado em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Quais são os sintomas de alergia ao cloro do chuveiro?
As cloraminas são produzidas a partir do cloro, quando ele reage com os contaminantes presentes na água. Elas são as responsáveis pelas alergias que conhecemos. Os sintomas variam dependendo da gravidade da alergia, mas geralmente incluem pele seca, coceira, espirros, tosse e olhos vermelhos e lacrimejantes.
Irritação dos olhos, nariz e garganta: Os vapores da água sanitária podem irritar essas áreas, especialmente em pessoas com condições respiratórias como asma ou bronquite. Em casos mais graves, podem resultar em tosse, dificuldade para respirar e até desmaios.
Se você ou alguém em sua família sofre com os desconfortos do cloro e quer desfrutar de momentos de lazer em uma piscina sem sentir desconforto, adquira um Panozon Blue Star. Essa solução ajuda a reduzir os sintomas da alergia e torna a experiência de nadar muito mais agradável e saudável.
Quais são os sinais de alergia a produtos de limpeza?
Os principais sinais que devemos dar importância nas alergias são: coceira, vermelhidão, lesões secas, descamações da pele, inchaço, chiado na respiração e dificuldade para respirar, acrescentou a médica. Quando surgirem quaisquer desses sinais é hora de procurar imediatamente um serviço médico.
Quem tem asma ou rinite deve evitar piscinas cloradas aquecidas. As piscinas com cloro produzem um gás - tricloramina - que, quando inalado, inflama a mucosa do trato respiratório, agravando essas doenças.
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.
Do grego, xenos = estranho e bio = vida, xenobióticos são compostos químicos não pertencentes a um organismo ou sistema biológico, mas que, de alguma forma, estão ali. O termo também é aplicado a substâncias presentes em concentrações muito mais elevadas que o nível normal.
Quais são os sintomas de alergia ao cloro na pele?
De acordo com a dermatologista, Karla Ceretta, quando o cloro entra em contato com a pele sensível e seca, pode causar placas urticária, deixando vermelha e resultando em coceira. “O quadro dermatológico não se configura como alergia, mas sim, como irritação.
A presença excessiva de cloro no organismo pode levar a problemas relacionados a tireoide, além de afetar diretamente o sistema nervoso, o fígado e os rins. A longo prazo, pode até mesmo levar a um câncer, se o uso não for interrompido.
Aplique a radiação ultravioleta. Uma opção mais moderna e muito eficaz é o tratamento com lâmpada ultravioleta. A radiação UV mata certos agentes que o cloro não consegue matar sozinho, como a giárdia, um protozoário que infecciona o intestino da pessoa e provoca diarreias e vômitos.
A alergia emocional é uma condição em que o organismo reage de forma exagerada às emoções da pessoa. O fator desencadeante é diferente de uma alergia comum que, nesse caso, ocorre pelo contato com algum agente irritante ao qual o indivíduo tem maior sensibilidade, como poeira, fumaça, mofo e determinadas substâncias.
O uso de produtos à base de cloro, como água sanitária, pode representar sérios riscos à saúde, especialmente em ambientes fechados ou com ventilação inadequada. A inalação dos vapores desses produtos pode causar danos às células que revestem os pulmões, deixando-os mais suscetíveis à entrada de vírus e bactérias.
Após tomar banho, muitas pessoas percebem que os sintomas de rinite pioram, isso acontece porque o vapor e a umidade do banheiro, especialmente com água quente, podem irritar a mucosa nasal. Para algumas pessoas, essa irritação leva ao inchaço da mucosa, resultando em espirros, nariz entupido e coriza.