No entanto, se você tiver problemas com o rolamento, você terá um barulho de rolamento ao acelerar como se tivesse areia nas rodas do carro. Assim, o ruído aumenta à medida que o automóvel se move por uma distância maior.
Como o desgaste dessa peça é gradual, fica difícil notar que há um aumento na resistência de rolagem. O sintoma mais fácil de identificar é o barulho feito por um rolamento gasto. Quando ele precisa de troca é comum dizer que está “roncando”.
O que acontece com o carro quando o rolamento está ruim?
Se o rolamento da roda do carro estiver desgastado, ele obviamente não conseguirá funcionar corretamente, portanto, o atrito causará um calor muito intenso que será evidente quando pararmos o carro. O volante fica puxando.
Quer saber se é perigoso?? A resposta é SIM!! ❗Um rolamento danificado pode travar a roda ou algo pior, fazendo com que o motorista perca o controle da situação e sofra um acidente grave❗ Passe na Mendes Auto Mecânica que aqui resolvemos o problema de rolamento no seu carro!!
Alguns profissionais explicam que, como esses rolamentos são montados aos pares, eles precisam ser ajustados e lubrificados com uma graxa específica, para não perderam a sua eficácia. Numa média, essa peça pode durar 70 mil km e aqueles instalados aos pares no eixo traseiro, devem ser verificados a cada 20 mil km.
Isso acontece porque um pneu com alta resistência ao rolamento aumenta o esforço do motor e, consequentemente, queima mais combustível. Por isso, é essencial ficar atento ao nível de resistência ao rolamento indicado na etiqueta do pneu e, dessa forma, evitar usar pneus que aumentem o gasto energético do veículo.
Um rolamento de roda com defeito aumentará sua dificuldade de dirigir. Mas com um rolamento de roda de alta qualidade, você pode dirigir por mais 1000 quilômetros conforme a estimativa.
Um rolamento com problemas gera um barulho de raspagem, que normalmente começa mais baixo e vai aumentando com o tempo. Outras características de rolamentos que precisam ser trocados incluem vibração excessiva e aumento na temperatura.
Quando acelero o carro, parece que algo está raspando. O que pode ser?
Caso você pise no freio e observe um barulho agudo, como se alguma coisa estivesse raspando na roda quando você gira o volante, esse pode ser o sintoma de pastilhas desgastadas, finas, que precisam ser substituídas. A recomendação é que elas sejam trocadas a cada 30 mil km rodados.
Mas e quando os carros roncam? A causa geralmente está nos rolamentos das rodas, que são aços em esfera fixados entre dois anéis que ajudam no giro da roda. A manutenção costuma ser feita com o auxílio de um macaco ou de um elevador, que permitem que a roda fique suspensa e livres para girar.
Quando há problemas no rolamento, isso representa um grande risco. Caso esse componente falhe, o condutor pode perder o controle da direção e causar um acidente. Como se trata de um componente interno das rodas, o primeiro indício de problemas é um ruído produzido por uma ou ambas as rodas dianteiras.
Se suspeitar que um rolamento de roda está defeituoso, deve substituí-lo o mais rapidamente possível. Não continue a conduzir durante muito tempo com um rolamento de roda defeituoso.
Os sinais mais perceptíveis de um rolamento do pinhão defeituoso em um veículo são: Ruído de zumbido: esse barulho durante a aceleração ou desaceleração em várias velocidades são em razão do rolamento do pinhão desgastado, isso porque ele gira várias vezes mais rápido do que o conjunto do suporte do veículo.
Qual a diferença entre o barulho de rolamento e o barulho de pneu?
Quando o contratempo é no rolamento da roda, um ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. No caso de um pneu deformado, o barulho ocorrerá em qualquer velocidade.
Como posso saber se o meu carro está com problemas no rolamento?
Uma maneira de testar o componente é dirigir numa estrada a mais de 60 km/h. Com movimentos leves e girando o casso, tente observar se o barulho fica mais forte ao virar à direita ou à esquerda. Afinal, isso ajuda a perceber qual rolamento está com defeito.
Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.