Como qualquer procedimento estético, a micropigmentação possui alguns riscos potenciais. Embora seja geralmente considerada segura, em alguns casos, pode ocorrer infecção se a área tratada não for devidamente cuidada após o procedimento. Além disso, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica aos pigmentos usados.
É perigoso fazer micropigmentação de sobrancelhas?
Um dos principais riscos da micropigmentação de sobrancelha é a possibilidade de reações alérgicas aos pigmentos utilizados. Essas reações podem variar de leves irritações a casos mais graves de inflamação e infecção.
Como já vimos, embora a micropigmentação seja um procedimento considerado seguro, podem existir complicações, como infeções, alergias, cicatrizes ou desaparecimento prematuro do pigmento.
Betina Stefanello, dermatologista da SBD, adverte que os adeptos ao tratamento correm o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções de fungos e bactérias. Essas ameaças se tornam mais comuns principalmente se a micropigmentação não for feita de forma adequada.
A micropigmentação capilar não envelhece, ela pode ter uma diferenciação entre o estado da pele devido a sua idade e o efeito juvenil que este método oferece. Com o passar do tempo, ela pode desbotar e causar uma enorme mancha de tinta no couro cabeludo.
MICROBLADING FIO A FIO 2022 | MICROPIGMENTAÇÃO NA SOBRANCELHA (CICATRIZAÇÃO)
Porque não fazer micropigmentação na sobrancelha?
O procedimento não é indicado para quem tem doenças específicas na derme (como vitiligo). Grávidas e lactantes, pessoas em quimioterapia ou se estiverem sob algum tratamento agressivo para a pele como peelings, uso de ácidos ou lasers.
A absorção do pigmento pelo organismo apresenta características mais marcantes do quinto ao sétimo dia. A pele absorve uma parte da pigmentação e expulsa outra, gerando as famosas casquinhas que não devem ser arrancadas, hein? O ideal é que caiam naturalmente.
Dentre as poucas contraindicações para a micro pigmentação estão gravidez, anemia, quem apresenta tendência a queloides, pessoas com neoplasia, doenças autoimunes, alterações de pressão arterial, diabetes descontrolada e o uso de marca-passo.
Poderá sentir um leve desconforto por segundos enquanto a profissional abre sua pele para fazer a aplicação do Anestésico. Após isso, todo o procedimento é completamente indolor.
Quando se faz a micropigmentação, há riscos de manchas — por isso é recomendado retoque um mês depois da primeira sessão — e de os pelos pararem de crescer na região, por um tempo.
Os pigmentos de micropigmentação são classificados em orgânicos ou inorgânicos. Assim, inorgânicos são derivados de metais como cobre, chumbo, ferro, entre outros...
Uns dos processos que acontece na pele é a formação de CASQUINHAS, depois de realizar a técnica nas sobrancelhas. Elas se formam devido ao processo de cicatrização inicial. Depois de 7 dias, elas costumam cair e é nesse período que a cor da micro fica mais clara que o desejado.
Esses tratamentos podem causar problemas nos olhos e afetar a visão. As pessoas podem desenvolver sensibilidade com a exposição repetida aos agentes químicos. Além disso, as formulações podem mudar com o tempo.
O que acontece com a sobrancelha depois da micropigmentação?
O resultado não é imediato. Após o procedimento, a sobrancelha tende a ficar com a coloração mais intensa e a cor real se revela dentro de 20 a 30 dias. Há contraindicações para pessoas com feridas expostas no local.
6 a 8 dias - a pele solta as casquinhas naturalmente. de 10 a 20 dias - o organismo esconde o pigmento (anticorpos) , e após o passar dos dias o pigmento voltará para a superfície da pele. 25 a 30 dias - A pele já está cicatrizada interno e externamente.
A transpiração excessiva pode degradar os pigmentos. 06 - É recomendado não ingerir ovo, carne de porco e frutos do mar, nesse período, para evitar desconfortos. 07 - Também não se deve frequentar sauna, piscina, praia, cachoeira, enfim, o contato com água deve ser evitado nos primeiros 30 dias.
Logo após a sessão, os lábios estarão um pouco inchados e sensíveis, processo que dura alguns dias. Após 2 dias da realização da micropigmentação, os lábios soltarão umas casquinhas, que permanecerão por cerca de uma semana. É importante não retirar as cascas para não atrasar o processo de cura da pele.
Porque não pode comer chocolate quando faz micropigmentação?
Alimentos a serem evitados para uma boa cicatrização após a micropigmentação. 📍alimentos gordurosos 📍não consumir carne de porco 📍diminuir o chocolate🙄 📍excesso de açúcar Esses alimentos podem retardar a recuperação da pele.
Sintomas: Crosta grossa levantada, textura áspera, vermelhidão ao redor da pele, corrimento amarelo, dor, coceira, a pele pode ficar quente ao redor da área.
Quantos dias tem que ficar sem lavar a micropigmentação?
Logo após a sessão, por exemplo, a cliente não deve: •Molhar a área pigmentada por 24 horas, após esse prazo lavar com água mineral e sabonete neutro durante 5 dias. Não deve se expor ao calor de forno, vapor de panelas, água quente e secador de cabelos no primeiro dia.
O que fazer para a micropigmentação sair mais rápido?
Dois procedimentos básicos ajudam na remoção da micropigmentação na sobrancelha, seja porque a pessoa não gostou do resultado ou porque já não se identifica mais com aquela aparência: o laser e a despigmentação química.
QUARTO DIA DA MICROPIGMENTAÇÃO: Leva uma média de 3 dias para cair todas casquinhas (existe pessoas que não percebem casquinhas nenhuma , mas eu sempre crio um pouquinho ).