O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos quatro setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário, setor terciário e setor quaternário.
primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.
Segundo uma primeira definição, o setor quaternário agrupa as atividades de produção do saber e da comunicação e repousa sobre a propriedade intelectual.
Em algumas classificações, é mencionado um quarto setor, o quaternário, que engloba atividades que envolvem a produção e manipulação de informações, como pesquisa e desenvolvimento, educação superior, tecnologia da informação.
O Quarto Setor, sinônimo da economia informal, sobrevive através de criativos artifícios para fugir das garras do leão do imposto de renda. Com passaporte multinacional, o setor não tem preconceito, não discrimina e não provoca exclusão social, profissional, racial, eleitoral, empresarial ou digital.
O setor quinário é, de acordo com alguns especialistas, um setor econômico que inclui os serviços sem ânimo de lucro, como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a polícia, os bombeiros, a guarda civil e organizações não governamentais.
O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.
O Primeiro Setor da sociedade é o Estado, composto por seus entes federativos e órgãos (Administração Direta), bem como por suas entidades e pessoas jurídicas estatais (autarquias, fundações públicas, associações públicas e empresas públicas), com a finalidade precípua de atender os interesses públicos e coletivos em ...
O que é terceiro setor? Terceiro Setor é um termo sociológico utilizado para definir organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público.
Já o setor Quinário inclui os serviços sem objetivo de lucro como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a po- lícia, os bombeiros, outras instituições não governamentais (ONGs), e ainda atividades de serviços domésticos prestados a famílias.
O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos. Extração de petróleo, agricultura, extrativismo vegetal e animal, pesca e pecuária são as atividades de destaque do setor primário.
Todo país possui uma população economicamente ativa (PEA) e uma população economicamente inativa (PEI). A PEA corresponde às pessoas que trabalham e possuem vínculo empregatício ou que estão procurando trabalho.
Neste contexto nasce o quarto setor, um âmbito que persegue gerar um triplo impacto econômico, social e ambiental. Este setor está se formando tanto por empresas do segundo setor como organizações do terceiro setor que necessitam viabilizar economicamente seus projetos.
O segundo setor conhecido também como o Mercado. O mesmo é composto por empresas privadas que muitas vezes competem entre si. Geralmente os investimentos feitos nesse setor são de origem privada e visam o crescimento da empresa.
Basicamente, o setor quaternário abrange atividades que lidam com a criação, análise e gestão de informações e conhecimentos, ao invés de produzir bens físicos. Ele é fundamental para a inovação e o progresso tecnológico, desempenhando um papel importante na economia contemporânea.
O quarto setor é o espaço institucional que abriga um conjunto de ações de caráter privado, associativo e voluntarista e, em geral, estruturado e voltado para a geração de bens e serviços públicos de consumo coletivo.
QUARTO – vem do Latim quatuor, “quatro”. Inicialmente teve a significação de “a quarta parte da casa”, talvez não em área mas em função. Essa denominação foi usada numa frase de pára-choque de caminhão: “Estou rezando 1/3 para encontrar 1/2 de te levar para 1/4.” O motorista era sincero.
O setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final.
O Brasil possui uma enorme diversidade cultural, étnica, religiosa e também no que se refere aos aspectos naturais, como vegetação, clima, relevo, fauna e flora. No país, o português é a língua oficial, o que nos remete a sua colonização.
Soja, milho, trigo, arroz, tabaco, uva, maçã, cana-de-açúcar, mandioca, feijão e erva-mate são os destaques da agricultura da Região Sul. Também possui produções relevantes de laranja, aveia, cevada, pêssego, figo, cebola, alho, tangerina, caqui e morango.