Mas todos eles têm uma coisa em comum: são comunicólogos. Chamamos de comunicólogos os profissionais bacharéis em Comunicação Social, independente de sua habilitação. Sendo assim, o jornalista que fez o curso de Comunicação Social – Jornalismo, é também um comunicólogo.
A comunicação é uma área abrangente e que está em constante transformação, principalmente com a chegada de novas tecnologias e redes sociais. Além disso, ela é fundamental para que uma empresa funcione de diversas maneiras, facilitando o entendimento entre as equipes.
Especificamente no que diz respeito ao relacionamento com editores e jornalistas, a equipe de Comunicação têm um papel fundamental. É dela a tarefa de fazer sugestões de pauta, organizar entrevistas coletivas, preparar os porta-vozes, além de monitorar e dimensionar as menções da marca na mídia.
Esse profissional é responsável pelas estratégias de comunicação adotadas pelas empresas privadas, órgãos públicos ou de alguma pessoa pública. O trabalho dessa profissão consiste em transmitir informações entre diversos setores e fazer a mediação da comunicação de origem interna ou externa de uma empresa, por exemplo.
As responsabilidades do Especialista de Comunicação e Marketing incluem distribuir material promocional, responder a perguntas e comentários de clientes nas mídias sociais e criar relações durante eventos de marketing.
Setor de comunicação é parte vital das estruturas organizacionais, pois independente do segmento da empresa, sabemos que todas necessitam de uma comunicação eficiente para obter resultados nos negócios. Porém, muitas vezes, essa área só é lembrada na hora de criar uma mera campanha ou ação.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
O jornalista pode trabalhar em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e internet, ou em outros setores que demandam produção de conteúdo, como assessorias de imprensa, empresas, organizações sociais e instituições públicas.
Análise de dados de pesquisas e de comportamento do mercado, consumo, branding, inovação, desenvolvimento e projetos, tecnologia e uso de recursos artísticos e suas diversas linguagens são alguns dos temas que integram a grade curricular do curso de Comunicação e Publicidade.
Existem 4 tipos de comunicação: passiva, agressiva, passiva-agressiva e assertiva. O estilo assertivo é considerado o mais eficaz e saudável para expressar em ambientes profissionais, não importa a circunstância.
Esse campo é responsável por estudar o comportamento das pessoas, tendo como foco as formas de diálogo entre o público e a marca, ou a sociedade e um profissional. Assim, não importa qual seja o meio escolhido, sempre há alguma mensagem a ser transmitida.
81-82) designa quatro níveis hierárquicos da comunicação humana nas organizações: intrapessoal, interpessoal, de pequenos grupos e de multigrupos, ou seja, A comunicação intrapessoal é a forma mais extensa e básica da comunicação humana.
A Comunicação Social engloba diversas áreas, como jornalismo, publicidade, relações públicas, comunicação organizacional, entre outras. Seu objetivo é entender como as mensagens são criadas, transmitidas, recebidas e interpretadas, além de analisar o impacto dessas mensagens na sociedade e nas relações humanas.
O que faz um profissional de comunicação institucional?
Assessoria de comunicação: profissionais de comunicação institucional podem trabalhar como assessores de imprensa, produzindo materiais de comunicação para empresas, organizações e instituições.
Elabora planejamento estratégico, propostas, relatórios, produtos e serviços de comunicação em conjunto com a coordenação de comunicação. Atende à imprensa e produz conteúdo textual e visual para internet, intranet e demais canais de comunicação. Seleciona e distribui clippings sobre temas de interesse.
No cargo de Profissional de Comunicação se inicia ganhando R$ 4.500,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 7.101,00. A média salarial para Profissional de Comunicação no Brasil é de R$ 5.851,00.
Os técnicos de comunicação configuram, instalam e mantêm redes e componentes de comunicações. Eles podem ensinar o uso correto de equipamentos e fornecer suporte técnico no local ou remotamente, muitas vezes solucionando problemas por telefone ou por meio de uma plataforma de chat.