Feridas na gengiva podem indicar problemas como gengivite ou periodontite. Elas são um sinal de que a gengiva está inflamada e precisa de cuidados adequados, como boa higiene bucal.
Quando a dor na gengiva é preocupante? A dor na gengiva é preocupante quando é persistente, intensa e acompanhada de sintomas como: sangramento frequente durante a escovação ou uso de fio dental, inchaço, vermelhidão e mobilidade dentária.
A hiperplasia é caracterizada por alargamento avascular macio ou nodular relativamente difuso da gengiva, que praticamente pode cobrir alguns dentes. O tecido hipertrofiado pode muitas vezes ser excisado. Se possível, os medicamentos ofensivos são substituídos. Higiene oral meticulosa pode minimizar a recorrência.
Ferida na Gengiva pode ter diversas origens, podendo ser causada por fatores infecciosos, autoimunes, traumáticos, neoplásicos, reações a medicamentos, baixa imunidade, entre outros motivos. É importante ressaltar que a presença dessa condição pode gerar desconforto, dor e até mesmo sangramento.
🟢2 Dicas Matadoras para (ACABAR DE VEZ) com a Retração Gengiva!!
O que é um granuloma na gengiva?
O Granuloma Piogênico é uma lesão proliferativa que se manifesta como um nódulo séssil, de coloração avermelhada, localizada na gengiva de pacientes jovens, especialmente do sexo feminino (Figura 1).
A hipoplasia é um achado comum na clínica odontológica infanto-juvenil e apresenta alterações que comprometem a estética, sensibilidade e susceptibilidade à doença cárie. O profissional deve estar preparado para realizar um correto diagnóstico frente à presença de alterações no esmalte dental.
A Fibromatose Gengival (FG) é descrita como uma condição bucal rara, clinicamente manifestada por um crescimento lento, progressivo, difuso e benigno dos tecidos gengivais. Essa condição pode se manifestar de forma isolada, em associação a outras doenças sistêmicas ou como componente de síndromes.
A hiperplasia corresponde a um aumento do número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar na formação de uma neoplasia benigna ou ainda no aumento do tamanho desse órgão. Em outros casos, a hiperplasia pode ser vista apenas no microscópio.
Também conhecida como abscesso dentário, a fístula dental é uma passagem anormal que se forma entre o dente e a superfície da gengiva. Geralmente, é resultado de uma infecção dentária não tratada na região da raiz ou da gengiva. A fístula dentária é uma resposta do corpo para drenar a infecção local.
O que é? Gengivoestomatite é uma doença contagiosa que aparece quando a criança tem contato com o herpes vírus do tipo 1 (HSV-1). Por isso essa enfermidade também é conhecida como estomatite herpética.
O que é um carcinoma na gengiva? O câncer na gengiva é um dos tipos de tumores de boca mais frequentes, denominado carcinoma de células escamosas, devido ao tipo celular do revestimento da mucosa da boca.
Sífilis. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que também se enquadra no grupo de doenças na gengiva. Isso porque um dos principais sintomas da sífilis é o surgimento de placas vermelhas e úlceras na gengiva. Para evitar a sífilis é preciso usar preservativos ao ter relações sexuais.
Sinais de infecção. Um abscesso na gengiva pode causar sinais gerais de infecção, como febre, mal-estar e inchaço intenso ao redor da área afetada. A região pode ficar vermelha e quente ao toque. Se a infecção se espalhar, é possível sentir febre e um desconforto generalizado.
Caracteriza-se por poiquilodermia, alopecia, defeitos de crescimento e desenvolvimento, catarata juvenil, alterações dentárias e esqueléticas e predisposição ao câncer cutâneo e ao osteossarcoma.
Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.
Ulectomia é um procedimento cirúrgico simples, realizado na gengiva, onde se remove os tecidos que estão revestindo a porção oclusal/incisal (parte de cima) de um dente, estruturas essas que estão impedindo o mesmo de nascer. A técnica abre um caminho para o dente romper na boca e assim se posicionar no local correto.
O que é displasia? Displasia é o nome dado para o desenvolvimento celular fora do normal, que pode gerar a má-formação de um tecido ou órgão de qualquer parte do corpo humano. Existem diversos tipos de displasias, que mudam de acordo com a região afetada do corpo.
A aplasia dentária ocorre nos casos em que determinados dentes não entram em contacto, normalmente devido à sua posição na mandíbula ou a posições não usuais dos dentes. A aplasia dentária afeta as funções de mastigar e morder e pode afetar o aspeto dos dentes.
O líquen, de forma geral, é uma doença dermatológica que pode estar presente em diversas regiões do corpo, mas com relação à vulva ele pode ser de três tipos: Líquen simples: há muita coceira na região vulvar, que leva a um engrossamento da pele e à formação de fissuras e escoriações.
A estomatite é uma inflamação na boca que pode causar grande incômodo e dor intensa, levando até mesmo à desidratação. A condição é mais comum em bebês e crianças e, portanto, exige atenção e os devidos cuidados.
A leucoplasia pilosa oral (LPO) manifesta-se clinicamente como uma placa branca, caracteristicamente não removível através de raspagem, com localização preferencial nas bordas laterais da língua, podendo ser uni- ou bilateral.