Os princípios que sustentam a santidade são variados e abrangem aspectos como a moralidade, a ética e a espiritualidade. Um dos primeiros princípios é a necessidade de arrependimento. O arrependimento é o reconhecimento do pecado e a decisão de se afastar dele, buscando a transformação através da graça de Deus.
Tal chamado tem três elementos básicos: a pertença, a missão e o testemunho. O chamado à santidade é, antes de tudo, um convite a pertencer à família divina.
O princípio da santidade da vida humana encontra-se na perspectiva dos valores e das responsabilidades morais que são promovidas pelo quinto mandamento do Decálogo (1), cujo significado original deve ser entendido como uma proibição contra qualquer comportamento arbitrário e violento que, direta ou indiretamente, possa ...
Esse artigo ensina os três tempos da santificação: Santificação passada, santificação pressente (atual), santificação futura. Interessante que a bíblia diz, que sem santificação ninguém verá Deus. Glória a Deus porque já fomos santificados em Cristo (1 Coríntios 1.2).
Cláudio Duarte | Diminuindo erros em busca da santidade | Palavras de Fé
O que está escrito em Hebreus 12:14?
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 Cuidando para que ninguém se prive da graça de Deus, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
O que é santidade? Santidade significa separação para um propósito sagrado. Na perspectiva cristã, a santidade refere-se à separação do pecado e à consagração a Deus. É um processo contínuo de transformação moral e espiritual, refletindo a imagem de Cristo em nossas vidas.
A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO IRREVERSÍVEL NA VIDA DO SALVO Deus escolheu um povo para que fosse santo. O alvo da escolha de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Efésios 1.4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Tessalonicenses 2.13).
Temos visto muitos milagres e cremos em milagres, mas o que realmente precisa nos impressionar nas pessoas é a santidade na vida delas. Jesus disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).
O que é santidade? Santidade significa crescer constantemente, se concentrar no caminho evolutivo da vida, e não olhar apenas para o processo de chegada. É trilhar uma trajetória espelhada em Jesus Cristo e, sobretudo, estar com os dois pés na espiritualidade e na caridade.
Santidade de verdade é alcançada através da vida do próprio Deus nos enchendo e expressando Sua natureza santa através de nós. Veja que Deus é absolutamente santo. Ele nunca peca. O pecado é repugnante para Ele.
Jesus sofreu toda a sua Paixão e Morte, a fim de que recuperássemos, diante do Pai, a santidade. É o que o apóstolo nos ensina: “Eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai”(Col 1,22).
A santidade é um processo que começa no momento da conversão. Quando o Espírito de Cristo entra em nosso coração, a santidade entra junto, porque Seu Espírito é o Espírito Santo. É nesse momento que o processo começa – a conformidade à imagem de Cristo.
Ser santo não é não pecar ou não ser gente, ser santo é corresponder à graça de Deus, amar a Deus acima de tudo e o próximo com amor verdadeiro que sai de si. É viver o Evangelho, a ternura, a bondade, a conversão nas pequenas e grandes coisas do cotidiano da vida.
São infundidas em nós pelo próprio Deus, e delas dependem todas as outras virtudes. Fé: Acreditar em Deus e em tudo o que Ele revelou. Esperança: Confiar na promessa da vida eterna e na ajuda de Deus para alcançar a salvação. Caridade: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
O documento discute os três níveis da santificação cristã: (1) a santificação inicial ocorre na conversão, quando nos tornamos novos em Cristo; (2) a santificação progressiva é o processo de crescimento em santidade ao longo da vida; (3) a santificação final ocorrerá quando Cristo retornar e nos glorificará ...
Amar mais aqueles que vivem ao nosso lado, exercitar a paciência quando estamos a ponto de descarregar nossa raiva em quem não tem culpa dos nossos fracassos. Ser solidário quando todos pensam apenas em si mesmos. Ser santo é fazer a diferença no mundo!
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Esforcem-se para viver em paz com todos e ter uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor. Tenham cuidado para que ninguém falhe em alcançar a graça de Deus.
Para se santificar é preciso deixar-se envolver no Mistério de Deus. “Dissemos tantas vezes que Deus habita em nós, mas é melhor dizer que nós habitamos n'Ele, que Ele nos possibilita viver na sua luz e no seu amor. Ele é nosso templo” (GE 51).
Onde está na Bíblia que sem santidade não veremos a Deus?
A santidade é essencial para experimentar a presença de Deus, como diz Hebreus 12:14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Ser santo não significa ser perfeito, mas viver separado para Deus, com pensamentos puros, palavras edificantes e atitudes de amor.
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 Compartilhai com os santos nas suas necessidades, procurai exercer a hospitalidade; 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.