A cuscuzeira é composta, geralmente, de três partes: a caçarola (que atua como reservatório de água), o ralo vaporizador (uma espécie de peneira interna, destinada à farinha de milho, sêmola de trigo ou tapioca) e a tampa.
A tampa da cuscuzeira, feita do mesmo material e cor do alumínio polido, garante que o calor seja mantido dentro do recipiente durante o cozimento, resultando em um cuscuz perfeitamente preparado.
Cuscuzeiro ou cuscuzeira é um utensílio culinário geralmente fabricado de barro, alumínio ou inox que serve para o preparo do cuscuz. Basicamente, é uma panela com grelha e tampa na qual se pode cozinhar a vapor cuscuz ou triguilho.
A Cuscuzeira Panela Para Cuscuz Em Aço Inox 3l Alças Baquelite Cor Prateado possui capacidade de 3 litros, ideal para preparar cuscuz de forma prática e rápida.
Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio.
O alimento também tem papel de destaque na cultura dos árabes, em especial na Síria e na Palestina, onde foi modificado e recebeu o nome de maftoul, feito com farinha de trigo duro esfregado e moldado até virar o chamado cuscuz pérola.
Quanto tempo leva para cozinhar um cuscuz na cuscuzeira?
Em uma cuscuzeira, coloque água até encher metade do reservatório e disponha a massa sobre a grade, apertando bem. Tampe, leve ao fogo alto para ferver e deixe cozinhar, em fogo médio, por 15 minutos.
Afinal, a base do cuscuz são os flocos de milho, cereal rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas A e B1 e ácido fólico. Contém ainda, ferro, magnésio, zinco, carotenoides, antioxidantes e mais alguns bioativos que fortalecem ainda mais o sistema imune.
Mais saudável: por ser feita de aço inoxidável, a cuscuzeira Tramontina não libera nenhum tipo de resíduo nas suas receitas. Fácil de usar: uma cuscuzeira prática para todas as suas receitas e que faz bonito em qualquer tipo de fogão: gás, elétrico, vitrocerâmico e indução.
A cuscuzeira é uma panela de cozimento à vapor, com design especial para o preparo de cuscuz de milho ou cuscuz nordestino. Os utensílios são bem práticos, sendo necessário apenas completar o reservatório com água e o outro com a massa do cuscuz.
Mas apesar de sua identificação com a nossa cultura, o cuscuz tem origem em outras terras e também é apreciado em outros países, mesmo que sob outras formas. Estima-se que o prato foi criado na África, por volta do Século XIII pelos berberes.
O cuscuz, provavelmente, de origem árabe chegou no Brasil com os portugueses bem no início da colonização. A preparação pode ser feita de milho, milheto, trigo, arroz, cevada e sorgo. Ao longo dos anos o cuscuz foi criando sua identidade no Brasil.