O filho pródigo reconheceu as suas faltas, os seus erros e pecados – não acusou ninguém; apenas disse: “Eu pequei, eu errei, eu fui ingrato…” “Eu pequei contra o Céu e diante de ti. Não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados”!
O filho cometeu vários pecados muitas vezes e gastou todo o dinheiro. No final, não tinha mais dinheiro para comprar comida. Ele estava com muita fome, então pediu ajuda a um homem. O homem o contratou para dar comida aos porcos.
Quando estava voltando, ao ver aquela festa promovida pelo pai para celebrar a volta do irmão caçula, ele deixou vazar do seu coração os sentimentos negativos que fazia dele um “pródigo”, apesar de não ter saído de casa.
LIÇÕES DO FILHO PRÓDIGO | BÍBLIA,PAPEL E CANETA | PR.RODRIGO SANTANNA
Quais são as 4 fases da vida do filho pródigo?
O filho pródigo passou por quatro fases na vida: 1) Era feliz inconscientemente, na casa do pai; 2) Era infeliz inconscientemente, no país distante; 3) Era infeliz conscientemente, passando fome na pocilga; 4) Era feliz conscientemente, de volta à casa do pai.
Que lição podemos tirar da história do filho pródigo?
A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO – UMA LIÇÃO DE ARREPENDIMENTO
Em certa altura da vida, o filho mais novo do homem pede ao pai a sua parte na herança e parte para terras distantes gastando tudo o que tem em pecados e perdições, sem pensar no dia de amanhã.
Porque o pai do filho pródigo não foi atrás dele quando ele foi embora?
O pai não foi atrás do filho pródigo. Esperou ansiosamente, sofreu de saudades, mas não saiu de casa. O filho foi munido da herança, quer dizer que não saiu desprevenido. Saiu preparado.
Qual o tempo que o filho pródigo ficou longe do pai?
As palavras dos profetas e apóstolos e o amor de sua família fizeram com que ela retornasse e começasse a caminhar de volta para casa. Depois de 15 anos, a filha e irmã que estava perdida foi encontrada. E a vigília e a espera terminaram.
O Anel: No contexto bíblico, um anel era muitas vezes um símbolo de autoridade e posição. Ao dar a seu filho o anel, o pai estava restabelecendo sua posição na família e concedendo-lhe autoridade. Isso simboliza como Deus nos concede autoridade como Seus filhos quando nos voltamos para Ele (Lucas 10:19).
O que o irmão mais velho representa na parábola do filho pródigo?
Na parábola do filho pródigo, o irmão mais velho representa o mundo daqueles que vivem na casa do Pai, mas sua vivência não tem origem no amor. É a "religiosidade jurídica". A pregação de Jesus foi essencialmente por meio de parábolas.
No caso da parábola do filho pródigo o ambiente era familiar, onde o pai reconcedia ao seu filho o direito a herança. A colocação das sandálias não era apenas o cuidado do pai para com seu filho, mas a simbologia de um direito que o pai concedia ao filho.
Sua índole arrogante e egoísta deu lugar à humildade, a um coração quebrantado e um espírito contrito, quando confessou ao pai: “Pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lucas 15:21).
Quem eram os pecadores na parábola do filho pródigo?
O pai representa Deus; o irmão mais velho representa os fariseus e mestres da lei; e o irmão mais novo representa os pecadores. Até certo ponto, "A Parábola do Filho Pródigo" retrata três parábolas em uma.
O momento da mudança na vida do filho pródigo foi quando ele caiu em si, abriu a mente, reconheceu sua realidade e decidiu mudar de vida e voltar para a casa do pai. Tudo o que ele precisava para ter essa nova vida era uma mudança de mentalidade.
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
Qual a diferença do filho pródigo e a ovelha perdida?
A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.
O que Jesus queria ensinar com a parábola do filho pródigo?
O que esta parábola ensina para a nossa vida nos dias de hoje é que não importa o quão longe tenhamos nos afastado, Deus está sempre disposto a nos receber de volta. Ele não nos recebe de volta como servos, mas como filhos e filhas amados.
Qual a mensagem principal da parábola do filho pródigo?
A parábola do filho pródigo mostra como o amor de Deus restaura os perdidos. A parábola do filho pródigo mostra como Deus nos ama, apesar de nossos erros. Deus está sempre pronto a perdoar quem se arrepende e fica feliz quando Seus filhos voltam para Ele.
O que o filho pródigo decidiu fazer quando percebeu seu erro?
Foi o caso do filho pródigo, depois do seu erro ele pensou e percebeu o seu pecado, então, arrependido decidiu voltar para o seu pai e pedir perdão. É muito importante se arrepender logo, sempre que erramos, isso é necessário para que alcancemos o perdão.
O jovem rico não quis distribuir seus bens, pois ele amava as coisas que possuía mais do que a Deus. O jovem foi embora muito triste. O Salvador disse a Seus discípulos que, para os que amam as riquezas, era difícil ir para o céu. Eles não entenderam e perguntaram quem poderia viver com Deus.