Melhora o funcionamento do intestino As fibras estão principalmente na casca, mas é bom acompanhá-las com a ingestão de água, ou poderão levar ao efeito contrário, provocando inchaço, gases e constipação.
Quais problemas a jabuticaba pode causar? O consumo em excesso pode levar a um desconforto digestivo, como gases e diarreia, uma vez que a jabuticaba é muito rica em fibras.
A especialista, no entanto, alerta para a quantidade excessiva de ingestão de jabuticaba. Isso porque, de acordo com Giovanna, o alimento é rico em fibras, e o excesso desses componentes pode gerar problemas como inchaços, gases e constipação intestinal.
Consumir muitas pode impactar negativamente quem tem diabetes ou resistência à insulina. Além disso, o excesso de taninos pode irritar o estômago e causar constipação se consumido em excesso.
A casca da jabuticaba é rica em fibras e antioxidantes, especialmente as antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias e cardioprotetoras. Desse modo, ela contribui fortemente para a saúde quando sua ingestão é aliada a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis.
😱 APENAS 1 COLHER PARA JABUTICABA FLORIR E EXPLODIR DE FRUTOS
Qual o efeito da jabuticaba no intestino?
Melhora o funcionamento do intestino
A jabuticaba é rica em fibras, que ajudam na regulação do intestino. São aproximadamente 2,3 gramas em 100 gramas, o que corresponde a 20 unidades —a recomendação diária desse nutriente é entre 25 e 30 gramas.
Quais doenças a jabuticaba cura? “Embora a jabuticaba não cure doenças diretamente, o consumo regular da fruta pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares, devido ao seu perfil antioxidante”.
Além disso, pessoas com alergias a frutas ou histórico de sensibilidade devem consumir com moderação. A dose diária de jabuticaba recomendada é cerca de 10 a 15 unidades por dia. Com essa moderação, você poderá aproveitar seus benefícios sem problemas.
Impacto da Jabuticaba na Regulação da Pressão Arterial
Além dos benefícios já citados, a jabuticaba possui propriedades que ajudam a regular a pressão arterial. Rica em potássio, essa fruta auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo, favorecendo a saúde das artérias e a circulação do sangue.
A verdade, segundo especialistas é que o alto teor de fibras da jabuticaba pode levar a desconforto digestivo, como gases e diarreia, quando a fruta é consumida em excesso. Por isso é necessário ter moderação.
Quem tem problema de intestino pode comer jabuticaba?
Melhorar o funcionamento do intestino
Por ter boas quantidades de fibras, a jabuticaba ajuda a aumentar a absorção de água no intestino, promovendo a formação do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino e favorecendo, assim, na evacuação.
É importante lembrar que, para consumir a jabuticaba, o ideal é retirar o caroço e comê-la com a casca – que é onde estão localizados os principais nutrientes da fruta. Uma das maneiras mais fáceis de consumir a fruta é através do suco: fica delicioso e mantém todas as substâncias boas para o corpo!
Quais são os benefícios e malefícios da jabuticaba?
Além do que, o elevado teor de fibras aliado ao seu poder antioxidante pode levar a diminuição de colesterol plasmático nos indivíduos. As cascas e folhas da jabuticaba são usadas como propriedades adstringentes e o decocto (líquido restante após o cozimento) é utilizado popularmente em irritações de pele e diarreia.
“O estudo apontou resultados positivos em relação à diminuição da glicemia pós-prandial e níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento. Mas vale ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre, ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia.
O alto teor de fibras da jabuticaba auxilia na regularização dos movimentos intestinais e na prevenção da prisão de ventre. Os nutrientes desta fruta ajudam na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.
Se você apenas engolir alguns caroços inteiros enquanto come a fruta, provavelmente não terá problemas, mas o ideal é evitar exageros. Algumas pessoas preferem não consumir o caroço por ser amargo, e normalmente aproveitam apenas a polpa e a casca, que também contém muitos nutrientes.
As jabuticabas são consumidas in natura ou na forma de geleias, sucos, licores, aguardente, vinho e vinagre. Na polpa da jabuticaba estão presentes ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B.
Entre os compostos fenólicos presentes na casca da jabuticaba estão as antocianinas, que, além de conferirem a cor arroxeada à jabuticaba e a outras frutas, interferem no metabolismo da glicose, estimulando, sobretudo, as células L-intestinais.
A ferrugem, doença provocada pelo fungo Puccinia psidii, ataca as jabuticabeiras (folhas, botões, frutos e ramos), formando manchas necróticas circulares com a presença de um pó amarelo vivo. Ocorre principalmente em períodos de baixas temperaturas e alta umidade do ar.
Super-rápido e fácil de fazer, esse chá da casca traz muitos dos benefícios da jabuticaba, como a contribuição com a melhora da digestão, com o sistema imune e tendo efeito anti-inflamatório. Confira a receita simples.