O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
Adultos (inclusive idosos) No início da doença, recomenda-se que o tratamento com Citrato de Tamoxifeno se estenda por não menos do que 5 anos. A duração ótima do tratamento com Citrato de Tamoxifeno ainda não foi estabelecida. A dose diária recomendada de Citrato de Tamoxifeno é de 20 mg.
Tamoxifeno é um modulador seletivo de receptores de estrogênio que liga-se competitivamente aos receptores de estrogênio nos tumores e outros tecidos alvos, produzindo um complexo que reduz a síntese de DNA e inibe os efeitos do estrogênio. Não se aplica. Bem absorvido. Aproximadamente 5 h em adultos e 3 h em crianças.
Além de alterações de sono, estresse, ansiedade ou depressão elevados. Outros estudos mais recentes mostraram evidências clínicas dessa redução de concentração e memória, relatado por algumas mulheres que fazem uso contínuo do tamoxifeno, um medicamento bastante utilizado no tratamento do câncer de mama.
Dr. Felipe Ades - Quais são os efeitos colaterais do Tamoxifeno?
O que acontece se tomar muito tamoxifeno?
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
Além disso, o tamoxifeno também não deve ser usado por pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, quimioterápicos, rifampicina e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como paroxetina ou fluoxetina, por exemplo.
Quais as chances do câncer voltar tomando tamoxifeno?
Foi registrada reincidência do câncer em cerca de 40% dos pacientes que usaram o medicamento por cinco anos, ante o reaparecimento de 46% entre os demais.
Tamoxifeno: comumente usado para tratar o câncer de mama. Pode causar problemas oculares, incluindo catarata e retinopatia. 5-fluorouracil: pode causar efeitos colaterais oculares como olhos secos, irritação, vermelhidão, lacrimejamento, sensibilidade à luz e visão turva.
O tamoxifeno, é um remédio bastante conhecido entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura.
Um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que as mulheres que tomavam Tamoxifeno e bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia viram reduzido para metade o risco do regresso do cancro da mama.
Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor) e a paciente pode suar muito. Normalmente, esse sintoma começa a passar em 2 a 3 meses. Nesse início, podemos combatê-lo com abordagens de medicina integrativa: Exercícios, acupuntura, aromaterapia, etc.
Esse estudo demonstrou que o uso prolongado da terapia endócrina reduz a recidiva e melhora a sobrevida nas pacientes em tratamento hormonal adjuvante e que o benefício se estende após os 10 anos.
O tamoxifeno também pode provocar secura vaginal e secreção vaginal. As mulheres na pré-menopausa que tomam tamoxifeno podem sofrer alterações menstruais. Os ciclos menstruais podem se tornar irregulares ou mesmo parar.
Após uma cirurgia de retirada do câncer de mama, seja ela conservadora ou mais invasiva, é possível que células cancerígenas dormentes, não identificáveis a olho nu e nem nos exames, ainda permaneçam no local do tumor, ou tenham se alocado em outras partes do corpo, causando o retorno da doença posteriormente.
Pra finalizar, respondo a última pergunta que recebi por aqui: “Esqueci de tomar o tamoxifeno um dia, devo tomar dois no dia seguinte?” 🤔Não, não há necessidade. Sabemos que esquecer de tomá-lo um dia não interfere em seu benefício.
O tamoxifeno não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como anastrozol, letrozol e exemestano. Evitar consumo de cimífuga e angélica chinesa em pacientes com tumores estrógeno-dependentes.
Quanto tempo leva para sair o efeito do tamoxifeno no organismo?
Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais. (herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
Faça exercícios regularmente. Exercícios regulares aumentam o metabolismo basal e ajudam a diminuir o apetite, especialmente por doces. Escolha alimentos e preparações com menor quantidade de gorduras.
Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou com excesso de açúcar. Intercale pratos líquidos com os sólidos, principalmente sopa de legumes – além de variar nos ingredientes, para que possa aumentar o apetite.
Seu efeito principalmente antirreabsortivo no osso, está associado a proteção da densidade mineral óssea e do conteúdo mineral ósseo por meio de preservação do osso trabecular e, talvez em menor extensão, do osso cortical.
O tratamento com o tamoxifeno promoveu uma aumento nas concentrações séricas de colesterol e triglicérides nas pacientes portadoras de câncer de mama atuando assim de forma importante a aumentar o metabolismo das lipoproteínas, sem alterar as enzimas que refletem a função hepática ou os indicadores de função renal.