Sim, apesar de ser um alimento saudável, a quinoa pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas, principalmente devido à sua alta concentração de fibras. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são inchaço, gases, diarreia ou constipação.
Embora seja um alimento seguro para a maioria das pessoas, algumas podem ter alergia à quinoa, especialmente aquelas sensíveis a alimentos como espinafre, beterraba e acelga. Além disso, devido ao seu teor de ácido oxálico, pessoas com histórico de cálculos renais podem precisar moderar o consumo.
A quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um probiótico, reduzindo a inflamação intestinal, protegendo contra o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e da doença de Crohn.
Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.
Benefícios da Quinoa - Como Preparar, Para Que Serve e Como Consumir [DICAS e RECEITAS]
Faz bem comer quinoa todos os dias?
Sim! Não existe contraindicação que impeça você de comer quinoa todos os dias. Mas existe sim uma quantidade máxima recomendada. O indicado é consumir apenas 2 colheres (sopa) de quinoa por dia.
A forma como EU mais gosto de preparar é similar ao preparo de um arroz. Importante lavar ou deixar de molho antes do preparo para remover a saponina, uma substância natural que pode deixar um gosto amargo.
A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo. Embora não exista na literatura nenhuma recomendação da quantidade do consumo diário, a orientação é até duas colheres de sopa.
"Não existe uma contra-indicação para pessoas saudáveis, mas para quem tem a doença de Crohn, deve evitar o consumo dos grãos, para não causar inflamação no intestino", diz a nutricionista.
Pode comer quinoa todos os dias no lugar do arroz?
Sim, a quinoa pode ser uma excelente substituição para o arroz em muitas receitas! Ela é um grão integral que oferece várias vantagens nutricionais em comparação com o outro alimento repleto de carboidratos , além de ter um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral.
Quais são as contraindicações? A quinoa é geralmente segura para a maioria das pessoas. No entanto, pessoas com alergias a saponinas, presentes no revestimento externo da quinoa, devem evitá-la.
Quinoa branca: a mais comum e de sabor mais suave. Após o cozimento, a textura é mais macia, o que a torna ideal para substituir o arroz em pratos. Quinoa vermelha: possui uma textura mais firme e um sabor ligeiramente mais terroso. É mais resistente, mantendo melhor a forma em saladas ou pratos frios.
Uma das formas mais simples de consumir a quinoa é em saladas, seja de folhas ou de frutas, que pode levar crocância e fazer uma combinação saudável e gostosa!
Quantos dias pode guardar quinoa cozida na geladeira?
Notas. Conservação: A quinoa cozida, pode ser conservada num recipiente, de preferência de vidro, com tampa por até 5 dias ou congelada por até 3 meses.
Como hidratar sua Quinoa: você vai precisar de 1 xícara de quinoa branca em grãos, lave bem e escorra com auxílio de uma peneira. A seguir, em uma panela, adicione água até cobrir os grãos e cozinhe de 10 a 15 minutos até chegar no ponto desejado. Feito isso, é só escorrer e utilizar como preferir.
A quinoa pode ser considerada coadjuvante no processo de perda de peso porque contém boa quantidade de proteínas e fibras, que auxiliam no prolongamento da saciedade. Seu consumo regular pode diminuir a quantidade de carboidratos refinados como arroz e macarrão, que, em excesso, levam ao acúmulo de gordura no corpo.
Mas muitas pessoas costumam lavar a quinoa em flocos antes de usar, para eliminar um leve sabor amargo que ela pode ter eventualmente. Para isso, basta colocar os flocos em uma peneira e enxaguar em água corrente.
Entre os principais benefícios da quinoa, vale destacar a sua capacidade de auxiliar o emagrecimento. O grão é uma poderosa conte de fibras, portanto, melhora o trânsito intestinal e também aumenta a sensação de saciedade.
Para cozinhar a quinoa, a primeira etapa consiste em lavá-la em água corrente, com o auxílio de uma peneira, para remover uma substância chamada saponina, que cobre o alimento e pode ser tóxica quando ingerida. Depois, basta cozinhar em fogo baixo, mexendo devagar para não quebrar o cereal.
Melhor qualidade do sono: A quinoa contém magnésio e cálcio, minerais que podem ajudar a relaxar os músculos e promover um sono melhor. Gerenciamento de peso: Comer uma refeição rica em proteínas como a quinoa à noite pode aumentar o metabolismo durante a noite e ajudar no controle de peso.