Seu consumo ajuda a melhorar a aparência e a elasticidade da pele. A gelatina contém 18 aminoácidos, sendo a glicina e a arginina os que promovem a construção muscular e estimulam o metabolismo, assim como o hormônio do crescimento, que por sua vez estimula a síntese de colágeno nos tendões e músculos esqueléticos.
De modo geral, a gelatina ajuda, mas não faz milagres para a sua saúde. “Apesar de já existirem opções enriquecidas com proteína, na versão convencional a gelatina não apresenta um teor significativo, principalmente em comparação com outros alimentos ricos em proteína como a carne e os ovos”, acrescenta Rita Ribeiro.
Ela melhora a secreção e mucosa estomacal e pode funcionar como tratamento para alergias e intolerâncias alimentares, também oferecendo benefícios para os ossos, articulações e até mesmo na qualidade do sono.
A única gelatina considerada realmente saudável é a incolor. Ela é mais “pura” já que 98% da sua composição é proteína. Outra vantagem da gelatina incolor é a presença de glicina, um aminoácido que estimula a síntese de colágeno nos tendões e músculos do esqueleto.
A Gelatina Pura sem Sabor é a principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose.
Os pacientes com o diagnóstico sofrem lesões no aparelho digestivo, provocando dores ao ingerir alimentos sólidos. A gelatina, por sua vez, é um alimento de fácil digestão que ajuda no tratamento quimioterápico.
Qual a quantidade de gelatina devo consumir por dia?
Seu consumo moderado, como 5 a 10g por dia (cerca de uma colher de sopa), pode trazer benefícios para as articulações e a pele, mas não substitui uma alimentação variada. Quanto à absorção, a gelatina não precisa ser fervida para ser aproveitada pelo organismo.
Se você tem problemas para dormir, a gelatina é rica em glicina e por isso, ao consumi-la, você aumenta as chances de ter maior duração e qualidade de sono. Afinal, todo mundo precisa de uma bela noite sono para começar bem o dia! Além disso, quando você dorme bem, o seu corpo passa a funcionar melhor.
Reações cutâneas (urticárias), podendo resultar em rubor facial ou da nuca. Em casos isolados, pode haver diminuição da pressão arterial, choque ou parada cardíaca ou respiratória. Nos casos de reações adversas deve-se interromper a infusão.
A gelatina natural é uma aliada do emagrecimento, porque tem ótimos ingredientes quem ajudam a perder peso, desinchar e acelerar o metabolismo. Além de ser anti-inflamatória, antioxidante, boa para digestão e melhorar a sensibilidade da insulina.
O excesso do consumo desse componente pode levar ao aumento de peso ou à obesidade. O excesso de edulcorantes artificiais pode estimular a compulsão alimentar e a vontade de comer doces. Além disso, o consumo desses componentes não é recomendado para crianças e gestantes.
Ela é feita de uma proteína animal chamada colágeno, tirada quase sempre do couro do boi. O processo inicia-se com a preparação das raspas dessa pele. “Depois vêm as etapas de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem”, afirma Alexandre Ferreira Costa, técnico da Kraft Foods.
Fornece nutrientes para que nossa pele, unhas, ossos e cartilagens sejam mais saudáveis. A gelatina é muito fácil de digerir e assimilar, por isso é um dos alimentos ideais quando estamos a recuperar de uma doença, especialmente do estômago.
Além de ser excelente para quem quer emagrecer, a gelatina ajuda ainda no rejuvenescimento da pele graças à presença de colágeno. Saborosa e refrescante, a gelatina deve ser consumida por muitas pessoas e não apenas de quem quer emagrecer. Isso por ser composta por aminoácidos, ou seja, proteínas.
A gelatina incolor é uma boa fonte de colágeno. Ela pode ser facilmente incorporada em várias receitas. Nutrientes adicionais podem potencializar seu efeito na saúde.
A gelatina cítrica fornece vitamina C extra, um antioxidante natural que ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Esse antioxidante também ajuda a produzir colágeno e melhora a absorção de ferro, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico.
A gelatina Royal, por exemplo, é fonte de vitamina C, de forma que agrada ao paladar ao mesmo tempo, em que potencializa a imunidade. Outro ponto positivo desse produto é que ele pode ser usado na produção de inúmeras receitas deliciosas, como uma mousse de gelatina de morango.
Definitivamente, a gelatina colorida dos supermercados não está no rol das mais saudáveis. A teoria de ser rica em colágeno cai por terra porque, no processo, são usadas substâncias que quebram ou extraem o componente, resultando em baixa quantidade dele.
A gelatina é um dos alimentos que prendem o intestino graças ao fato de possuir substâncias que não são digeridas, o que aumenta o volume das fezes e faz com que a quantidade de água diminua.
O alimento pode ser consumido por quem tem colite desde que seja sem açúcar ou adoçantes artificiais. A gelatina é fácil de digerir, contém proteínas e aminoácidos como prolina e glicina, que atuam na composição do colágeno e possui propriedades anti-inflamatórias.