O ácido clorídrico tem um pKa de -6,3 e o ácido sulfúrico tem um pKa de ~-3. Portanto, o HCl é mais ácido porque é mais "disposto" a doar um próton. No entanto, ambos são ácidos muito fortes.
O ácido mais forte teoricamente possível é o ácido fluorantimônico, também conhecido como ácido hidroantimoniato(V), que é uma mistura altamente corrosiva de ácido fluorídrico e pentafluoreto de antimônio (V).
O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado. O chumbo e o tungstênio são inertes ao ácido sulfúrico. A reação com o ferro (mostrada abaixo) é uma reação típica para boa parte dos metais.
O que acontece se misturar ácido sulfúrico com água?
Ao ser diluído em água, libera uma grande quantidade de calor (reação exotérmica), o que pode causar fervura violenta se não for feito de forma controlada. Tem forte capacidade de retirar água de substâncias orgânicas, podendo até carbonizar materiais, como açúcar ou papel.
Ácido fluorídrico (HF): esse ácido possui a capacidade de corroer o vidro, sendo por isso armazenado apenas em frascos de polietileno. Em virtude de propriedade de corrosão, o ácido fluorídrico é usado para gravar sobre vidro.
Aplicações: utilizado como conservante, acidulante e regulador de pH em alimentos, bebidas e condimentos. Também é usado na produção de vinagre e como ingrediente em produtos de limpeza.
Apesar de muitos ácidos serem conhecidos e amplamente utilizados pelos seres humanos, os ácidos clorídrico, sulfúrico, nítrico, acético e fluorídrico são os que mais merecem destaque, por apresentarem uma maior gama de aplicações.
A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes Além destes usos, o ácido nítrico, em várias concentrações, é utilizado para fabricação de corantes, explosivos (destacadamente a nitroglicerina, a nitrocelulose, além do ácido pícrico), diversos ésteres orgânicos, fibras sintéticas, nitrificação de ...
Durante a sua vida, você com certeza deve ter conhecido os ácidos. Dentre eles os fracos como o ácido acético (CH3COOH), presente no vinagre, e os fortes como o ácido sulfúrico (H2SO4).
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.
ácido cianídrico. O ácido cianídrico, também designado de ácido prússico, é um ácido fraco de fórmula HCN. Apresenta um cheiro a amêndoas-amargas e é muito tóxico.
Ionização é o processo pelo qual um átomo ou uma molécula adquire uma carga negativa ou positiva ao ganhar ou perder elétrons, respectivamente, geralmente em conjunto com outras alterações químicas. O átomo ou molécula eletricamente carregado resultante é chamado de íon.
O ácido fluorídrico (HF) é comumente utilizado em inúmeros processos industriais, incluindo refinamento de petróleo, gravação em silício e vidro, produção de refrigerantes, produção de fluoropolímero e produção de metal de alumínio.