São os sistemas auxiliares indispensáveis ao funcionamento do motor: sistema de alimentação de combustível, sistema de alimentação de ar, sistema de arrefecimento, sistema de lubrificação e sistema elétrico.
Existem diversos tipos de motores elétricos no mercado, mas podemos classificá-los em três grupos principais: motor de corrente alternada (CA), motor de corrente contínua (CC) e motores universais (CA e CC).
Qual a diferença entre um motor de 4 polos e um de 6 polos?
Os de 2 polos giram a 3500/3600 rpm, os de 4 polos a 1710/1750 rpm, os de 6 polos a 1100/1150 rpm e os de 8 polos a 820/860 rpm. Na ventilação geralmente quanto menor é o equipamento, mais rápido gira (2 e 4 polos) e a medida que cresce sua dimensão diminui a velocidade (6 e 8 polos).
O gradiente de binário/velocidade é medido através da redução na velocidade para cada 1 mNm de carga. Quanto mais baixo for o valor e quanto mais reduzido for o gradiente, maior será a capacidade do motor de manter a sua velocidade sob carga.
O alternador é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica, o alternador é fundamental para o funcionamento adequado do veículo. Esse componente também tem a função de carregar a bateria automotiva.
O motor é um componente imprescindível para máquinas, veículos e equipamentos e são responsáveis por converter formas de energia em energia mecânica. Trata-se de um sistema que existe em diferentes tipos e evoluíram muito com o avanço da tecnologia.
Qual é o tipo de motor mais comum usado nos veículos atuais?
O motor de combustão interna é o principal mecanismo para locomoção destes tipos de veículos. A mistura de combustível e ar com uma centelha de faísca provoca explosão que fornece energia suficiente para mover os pistões.
Qual a diferença entre um motor em V e um motor em linha?
A diferença principal em relação aos motores em linha é o arranjo espacial dos cilindros. Ao dividir o bloco em duas bancadas de cilindros inclinadas, o motor em V aproveita melhor o espaço e consegue acomodar mais pistões sem aumentar muito a altura ou o comprimento do motor.
Este modelo se caracteriza por quatro etapas fundamentais: admissão, compressão, combustão e exaustão. Nele, a ignição da mistura ar-combustível é feita por uma centelha elétrica gerada pela vela de ignição. Este ciclo é muito valorizado pela sua simplicidade e eficiência em condições regulares de condução.
O motor é dividido em três partes: a superior é chamada de cabeçote e contém as válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição; a intermediária é o bloco que reúne os cilindros; e a inferior é o cárter, que funciona como um reservatório de óleo.
No caso de uma única turbina ela alimenta todos os cilindros do veículo, os motores twin turbos utilizam duas turbinas idênticas e os motires bi-turbos trabalham com turbinas de tamanhos diferentes para auxiliar no atraso da pressurização do sistema.
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
Como o próprio nome sugere, o motor V8 é o tipo que possui oito cilindros em configuração diagonal, distribuídos em duas colunas (com quatro cilindros cada), em formato da letra V. Esse arranjo bastante específico diferencia tais motores de outros tradicionais, que trazem os cilindros dispostos em linha.
Atualmente, existem três principais tipos de motores elétricos: Motor de Corrente alternada (CA), Motor de Corrente Contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
Vantagens: O motor aspirado possibilita a resposta direta ao comando de aceleração, proporcionando ao motorista uma direção mais uniforme; Melhor conservação das peças e consequentemente menor custo com manutenção; O motor aspirado é menos ruidoso em relação ao turbinado.
Para converter 2 Cv (cavalos-vapor) em Watts, primeiro precisamos lembrar que 1 Cv é aproximadamente equivalente a 735,5 Watts. Portanto, para converter 2 Cv em Watts, basta multiplicar 2 por 735,5. Portanto, 2 Cv é igual a 1471 Watts.
Qual a tensão nominal de um motor trifásico? Em um motor trifásico, uma tensão nominal em baixa tensão pode ser de 220V (em situações que envolvam apenas uma tensão). Ou seja, o equipamento pode vir somente com esse valor, ou 380V ou, ainda, 440V.