O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é uma medida resumida do progresso de longo prazo levando- se em conta três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O resultado final sempre dá um valor entre 0 e 1 que determina, conforme o PNUD, os quatro graus de desenvolvimento humano que detalhamos a seguir: Muito alto: países com um IDH superior a 0,80. Alto: países com um IDH entre 0,70 e 0,80. Médio: países com um IDH entre 0,55 e 0,70.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.
Primeiro Mundo: Bloco capitalista, compreendido pelos EUA, Japão, Reino Unido e seus aliados. Segundo Mundo: Bloco socialista, compreendido pela União Soviética, China e seus aliados. Terceiro Mundo: países não-alinhados e neutros (estes últimos liderados pela Índia e Iugoslávia).
IDH abaixo de 0,550: baixo desenvolvimento humano; IDH entre 0,551 e 0,699: médio desenvolvimento humano; IDH entre 0,700 e 0,799: alto desenvolvimento humano; IDH superior a 0,800: muito alto desenvolvimento humano.
Quais são os principais indicadores de desenvolvimento?
Portanto, o IDH avalia o desenvolvimento a partir de três dimensões principais: saúde, educação e renda. Esses três pilares ajudam a medir o bem-estar da população e a comparar o nível de desenvolvimento entre diferentes países.
Ao promover programas de incentivo com o objetivo de cuidar e zelar pelo bem estar físico, emocional, social e espiritual dos colaboradores, denominados 4 pilares da qualidade de vida, as empresas estão investindo positivamente no próprio ambiente de trabalho.
Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano.
O cálculo do IDH leva em conta o PIB per capita, depois de corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país, mas também considera dois outros componentes: a educação e a longevidade. A educação é avaliada a partir da taxa de analfabetismo e de matrícula em todos os níveis de ensino.
15), indicador social: É uma medida em geral quantitativa dotada de significa- do social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui, há mais de 50 anos, para o crescimento inclusivo e sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado.
IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, um indicador socioeconômico que mede o desenvolvimento de determinada área com base em três critérios: renda (ou PIB per capita); nível educacional; expectativa de vida.
Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos).
IDH baixo: reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500. IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799. IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.
O índice de cada país é composto pela média de indicadores de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda. Quanto mais próximo de 1, melhor o IDH. Atualmente, o topo é da Suíça, com 0,967, e em último lugar está a Somália, que registrou 0,380.
No topo da lista aparece São Caetano do Sul, em São Paulo. O indicador varia entre zero e um, e quanto mais próximo de um melhor. Seu funcionamento se assemelha ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) calculado em vários países do globo.
Utilizado como parâmetro mundial, o IDH permite comparar a qualidade de vida de cada país, identificando o seu desenvolvimento socioeconômico e orientando as possíveis medidas a serem tomadas naquilo que se encontra deficiente.
O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O segundo Mundo era formado pelos países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.