A) Triângulo equilátero é aquele que possui todos os ângulos medindo 90º. B) Triângulo isósceles é aquele que possui todos os lados diferentes. C) Triângulo acutângulo é aquele que possui exatamente um ângulo agudo.
Gabarito: letra C. As possíveis classificações que envolvem ângulos de triângulos são: acutângulo, retângulo e obtusângulo, que são, na mesma ordem, aqueles que possuem todos os ângulos menores que 90°; um ângulo igual a 90° e um ângulo maior que 90°.
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
CLASSIFICAÇÃO dos TRIÂNGULOS quanto às medidas dos LADOS e ÂNGULOS | Matemática Básica | #04
Como se classificam os triângulos?
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Mas o que é uma figura congruente? Figuras congruentes são figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, isso porque os ângulos e os lados correspondentes são iguais.
Quanto aos ângulos, pode-se ter três tipos de triângulo: retângulo, obtusângulo e acutângulo. Um triângulo retângulo possui um ângulo reto. Num triângulo retângulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ângulo reto.
Triângulo obtusângulo: Se A e A′ são os ângulos que correspondem aos vértices A e A′, a relação entre eles é dada por A′=π−A, pois são ângulos inscritos na circunferência correspondentes a arcos replementares BAC e BA′C.
1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.
Ângulo raso: Ângulo que mede exatamente 180 graus, os seus lados são semirretas opostas. Neste caso os seus lados estão localizados sobre uma mesma reta.
Três séculos antes de Pitágoras, os antigos babilônios já tinham descoberto a sequência de números que descreve as proporções dos triângulos retângulos - aqueles que têm um ângulo de 90 graus. Dois papiros de 1800 e 1600 anos antes de Cristo mostram problemas matemáticos do Egito Antigo envolvendo triângulos.
É possível existir um triângulo isósceles retângulo?
Todo triângulo escaleno tem os lados, dois a dois, de medidas diferentes; consequentemente os seus ângulos internos têm medidas diferentes. É claro que um triângulo retângulo pode ter os catetos de mesma medida; trata-se de um triângulo retângulo e isósceles.
Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos. Um triângulo é chamado de retângulo se possui um ângulo reto. Um triângulo é chamado de obtusângulo se possui um ângulo obtuso.
É verdade que todo triângulo equilátero é isósceles?
Respostas: FALSO: Nenhum triângulo isósceles é equilátero pois, por definição, um triângulo equilátero possui seus três lados congruentes, enquanto o isósceles possui apenas dois.
Já o hexágono regular é caracterizado por ser uma figura geométrica (também de seis lados e seis ângulos) que contém todos os lados com a mesma dimensão, podendo assim ser dividido em 6 triângulos equiláteros (triângulos que têm os 3 lados iguais).
Qual o nome do triângulo que tem dois lados iguais?
Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles. O lado restante, que não foi observado ou que é diferente, é comumente chamado de base.
2.2 Classificação dos Triângulos. Como visto anteriormente um triângulo é um polígono que possui 3 lados. É importante saber que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo mede 1 8 0 ° .