É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.
SÃO TRÊS OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS: MELODIA: SÃO SONS SUCESSIVOS, OU SEJA, UM APÓS O OUTRO. RITMO: É O MOVIMENTO DOS SONS REGULADOS PELA SUA MAIOR E MENOR DURAÇÃO ▪ HARMONIA: CONSISTE NA EXECUÇÃO DE VÁRIOS SONS AO MESMO TEMPO.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).
O SOM para crianças 🔊📣Intensidade, altura e timbre 🎵🎧 Ciências para crianças
Quais são as categorias do som?
Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Timbre é uma característica sonora que permite diferenciar os sons e reconhecer a sua fonte sonora. Pode ser classificado em brilhante, suave, áspero, metálico, nasal e grave. Cada pessoa ou instrumento musical possui um timbre diferente.
Melodia, harmonia e ritmo: os pilares da música. Estes três elementos formam a base de quase todas as músicas que ouvimos, definindo suas principais características. Ao compreender esses fundamentos, somos capazes de aprofundar nossa conexão com a música e enriquecer nossa experiência auditiva.
Intensidade, timbre e altura. Intensidade, timbre e altura são características das ondas sonoras. A intensidade relaciona-se à potência, a altura à frequência e o timbre ao formato da onda sonora. Ouça o texto abaixo!
Sons altos e baixos dizem respeito, respectivamente, a sons de alta frequência (sons agudos) e sons de baixa frequência (sons graves). Já os sons fracos e fortes estão relacionados com a intensidade do som, isto é, “volume alto” e “volume baixo”.
Fonte sonora é qualquer corpo capaz de fazer oscilar o ar com ondas de frequência e amplitude detectáveis pelos nossos ouvidos. É o elemento responsável pela emissão do som. A fonte sonora gera uma energia sonora que diminui ao longo da distância entre a fonte e o receptor, propagando-se até atingir um obstáculo.
Suas características são intensidade, altura, timbre, amplitude, frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação. Propagam-se por meio de oscilações em meios físicos. São importantes para a engenharia, física, química, medicina, biologia, música, cinema, geofísica, oceanografia e outros.
Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, portanto abaixo da faixa audível mais comum do ouvido humano. Infrassons podem ser produzidos pelo vento, tornados, erupções vulcânicas, por alguns tipos de terremotos e por animais.
Um som dito grave (do termo latino grave) é um som que possui onda de baixa frequência para a audição humana. Geralmente, sons abaixo de 300 hertz são considerados graves. Na música eletrônica, graves não são audíveis por nós, ele é sentido através do balanço do alto-falante.
Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Por meio de exemplos musicais esses conceitos serão aprendidos de forma fácil e lúdica.
O som é um exemplo de onda mecânica. Esse tipo de onda precisa de um meio material para se propagar. Elas não transportam o meio em si, apenas energia através dele (na forma de vibrações): O som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no vácuo.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
As quatro propriedades do som são: altura, duração, intensidade e timbre. Cada uma delas contribui de forma única para a identidade e a qualidade do som produzido. A altura do som é a sua percepção de agudo ou grave. É determinada pela frequência da onda sonora, quanto mais alta a frequência, mais agudo é o som.
Uma pessoa com uma audição regular consegue ouvir uma faixa de frequência sonora chamada de espectro audível. Essa faixa se estende entre 20 Hz e 20.000 Hz. Os sons que alcançam as frequências de 20 Hz são os infrassons e aqueles que alcançam as frequências de 20.000 Hz são os ultrassons.
Intensidade sonora refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Frequentemente também é chamada de "volume" ou "nível de pressão sonora". Como ocorre com muitas outras grandezas, a percepção da intensidade pelo ouvido humano não é linear, mas logarítmica.
Timbre de voz é o RG vocal de cada cantor. É o que difere uma voz da outra. E o timbre de voz é formado nas cavidades da nossa cabeça (regiões ocas). Como anatomicamente falando ninguém é igual a ninguém, então ninguém vai ter a voz exatamente igual a uma outra pessoa.