Existem diferentes tipos de média entre valores, que podem ser encontradas em fórmulas simples ou em cálculos mais complexos. Neste artigo, serão apresentadas as médias mais recorrentes em provas de vestibulares: aritmética simples e ponderada, harmônica e geométrica.
A média aritmética simples é a soma de todos os elementos dividida pela quantidade deles; já a média aritmética ponderada é a soma do produto de cada elemento pelo seu peso, dividida pela soma dos pesos. Calcular a média dá-nos um valor central que representa todo aquele conjunto.
Média ponderada é uma medida de posição no campo da estatística, assim como a média aritmética, ou seja, ambas fornecem-nos o posicionamento dentro de um rol numérico. Quando um rol numérico possui repetições de elementos é viável a utilização da média aritmética ponderada ou simplesmente média ponderada.
Consideremos um grupo de 9 números: 10, 12, 11, 15, 35, 41, 23, 20. A soma destes 9 números é 180; para se obter a média, esta soma é depois dividida por 9: 180/9 = 20.
Para calcular a média ponderada de um conjunto de valores, calculamos o produto de cada valor pelo seu peso, somamos os produtos encontrados, e dividimos a soma pela soma dos pesos.
Em estatística, média é definida como o valor que demonstra a concentração dos dados de uma distribuição, como o ponto de equilíbrio das frequências em um histograma. Média também é interpretada como um valor significativo de uma lista de números.
Em quais situações a média ponderada e utilizada no dia a dia?
A média ponderada é usada principalmente para evitar distorções no valor médio, ao considerar os pesos individuais de cada valor, já que essas distorções são o "ponto fraco" da média simples. O exemplo mais simples e comum de uso da média ponderada é no cálculo da média de notas dos alunos em um curso.
Em todas as médias o resultado sempre estará entre o maior e o menor número dado. Para os mesmos valores, a média aritmética terá o maior valor, seguida da média geométrica e depois a média harmônica.
Resulta da divisão entre a soma de todos os valores e o número de valores. A característica da média aritmética é a simplicidade do seu cálculo, porém, é facilmente influenciada por valores extremamente elevados e baixos.
Observação: A função MÉDIAA mede a tendência central, que é o centro de um grupo de números em uma distribuição estatística. Estas são as três medidas de tendência central mais comuns: Média é a média aritmética e é calculada pela adição de um grupo de números e depois pela divisão da contagem desses números.
A Média fornece um indicador que pode representar, em certas circunstâncias, os dados de uma pesquisa e também é a base para o cálculo de outras medidas tais como o desvio padrão, coeficiente de variação, de correlação, dentre outras.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de maneiras diferentes dentre possíveis. Sendo o número de resultados favoráveis e o número de resultados possíveis.
A busca por um valor que representa todo o conjunto é bastante comum, na estatística, para tomadas de decisões. No entanto, há várias opções para representação de um valor central, sendo elas: a média aritmética ponderada, a média aritmética simples, a média geométrica, a mediana e a moda, e a própria média harmônica.
Média Esta é a média aritmética e é calculada ao adicionar um grupo de números e, em seguida, dividir pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5.
Resumindo, a média consiste na soma dos valores dividido pelo número de observações. Já a moda representa o valor mais recorrente naquele conjunto de observações, e a mediana, o valor que está no meio deste conjunto de dados ordenados.
O desvio médio é a soma dos valores absolutos da diferença de cada ponto de dados e da média do conjunto de dados, dividida pelo número de elementos no conjunto de dados.
Em Matemática, a média harmônica ou média harmónica (também conhecida como média subcontrária) é um tipo de média que é geralmente utilizada em situações nas quais é desejada a média entre duas ou mais taxas.