Há dois tipos de corrente elétrica: corrente alternada e corrente contínua. A eletricidade é um conceito muito comum em nossas vidas e que usamos todos os dias. Está presente na natureza, por exemplo, em raios ou em peixes elétricos capazes de dar um bom choque.
As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes DC e AC é a direção em que os elétrons se movimentam.
Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.
Ao se referir a datas históricas, muitas vezes usamos as abreviações a.C. e A.D. (ou d.C.) junto com o ano (por exemplo, 2012 A.D.). A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).
Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.
"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).
AC significa "corrente alternada" e DC significa "corrente contínua." A principal diferença entre AC e DC é a direção em que a carga elétrica flui. Em DC, a carga elétrica flui em uma direção, do terminal positivo para o terminal negativo de uma bateria ou fonte de energia.
Solução: As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
A tensão elétrica ou diferença de potencial (ddp) é a quantidade de energia gerada por pilhas ou baterias que move cargas elétricas para o restante do circuito elétrico, sendo de suma importância para o funcionamento dos circuitos. Ela é medida em Volt e calculada por meio da primeira lei de Ohm.
Uma fonte de 24V é um dispositivo que converte a tensão de entrada, geralmente 110V ou 220V de corrente alternada (AC), para 24V de corrente contínua (DC) ou alternada (AC). Ela é usada para alimentar circuitos eletrônicos e sistemas de controle que requerem essa tensão específica.
Transmissão a Longas Distâncias: A CC é menos eficiente para a transmissão de eletricidade em longas distâncias. Quando a corrente contínua é transmitida, perde-se energia na forma de calor, especialmente em altas correntes. Isso torna a CC menos viável para alimentar grandes áreas geográficas.
Já na corrente alternada, conhecida como CA em português e AC em inglês, o sentido dos elétrons varia entre os polos positivo e negativo em um movimento periódico de vai e vem, ou seja, um movimento alternado.
De acordo com os cálculos de James Ussher, este ano marca o início da Sétima Era do mundo, e seria exatamente o 4.000o ano desde a Criação (em 4 004 a.C.)
Anno Domini — d.C., depois de Cristo. Augustin Pyrame de Candolle — DC., abreviatura para indicá-lo como autoridade de um nome botânico. Congregação dos Padres da Doutrina Cristã — congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Corrente contínua — (em inglês: direct current)
A tensão e corrente alternada é o tipo de energia elétrica fornecido pela rede de distribuição das concessionárias de energia, nas tensões de 127 V ou 220 V, dependendo da região.
A corrente contínua é gerada por dispositivos que mantêm um fluxo constante de elétrons em uma única direção, como, por exemplo, em baterias, células solares e dínamos. As baterias, por exemplo, armazenam energia química que é convertida em energia elétrica, proporcionando uma saída constante e estável de corrente.
Não há diferença de desempenho entre 110 V e 220 V, pois ambos fornecem a mesma potência. O 110 V é considerado mais seguro, pois o choque elétrico em 220 V é duas vezes mais forte. No 110 V, se a instalação não for adequada, pode haver maior consumo de energia e até o risco de incêndios.
Qual a corrente que um microondas de 127V suporta?
A potência média de um forno microondas é de 1500 watts, o que conduz uma corrente aproximada de 12 amperes, se utilizado em uma rede de 127 V; e 7 amperes, se utilizado em redes de 220 V.
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.