Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.
As fontes de emissão de luz podem ser classificadas de acordo com a sua natureza em primárias ou secundárias. Fontes de luz primárias: são fontes que apresentam luz própria, como o Sol, estrelas, vela acesa, fósforo.
Quando falamos da cor-luz, podemos ter as cores primárias, secundárias e terciárias. As cores-luz primárias são cores principais, utilizadas em TVs, celulares e monitores. Essas cores são o vermelho, o verde e o azul.
Fontes de luz primárias: São fontes de luz que emitem luz própria. Elas podem ser: → Incandescentes: Quando emitem luz em altas temperaturas. Exemplos: o Sol, a chama de uma vela e as lâmpadas de filamento.
Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.
Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.
Em historiografia e biblioteconomia, uma fonte primária (também chamada de fonte original) é um documento, gravação ou outra fonte de informação, como um documento escrito ou uma figura por exemplo, criado no tempo em que se estuda, por uma fonte com autoridade, geralmente com conhecimento pessoal direto dos eventos ...
Enquanto a energia primária é encontrada diretamente na natureza, a secundária resulta do processo de transformação da energia primária noutro tipo de energia. Ou seja, a energia secundária é derivada da primária. Nesse sentido, alguns exemplos de energia secundária são: Gasóleo e gasolina: ambos derivados do petróleo.
A luz branca é composta pelas mesmas cores que o arco-íris. Depois da chuva, muitas vezes vemos no céu um bonito arco-íris, que resulta do facto de algumas gotas de água que as nuvens formam decomporem a luz branca que por elas atravessa, da mesma maneira que o prisma de Newton.
Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear. Dentre os tipos de iluminação, a direta é uma luz mais clara que costuma estar destinada à uma área de trabalho, como em cima de mesas de escritório, sobre pias de cozinha ou tábuas de passar.
São exemplos de fontes artificiais de luz o fogo (da lamparina, da vela, da fogueira, do palito de fósforo) a luz da lâmpada, da TV, do aparelho de celular, das lanternas entre outras que necessitam da interferência humana para sua ocorrência. Adaptado de: Fontes de luz e energia luminosa.
Toda a óptica geométrica se baseia em três princípios fundamentais: o princípio da propagação retilínea, o da reversibilidade dos raios e o da independência dos raios.
Assim, seguindo sempre essa ordem de decomposição, são elas: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. A partir da construção do disco de Newton, podemos verificar que a luz branca é um somatório das cores do arco-íris.
Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados. Exemplo: parede iluminada, nuvens, pessoas.
As fontes primárias são aquelas que produzem a sua própria luz, diferente de fontes secundárias que apenas refletem a luz incidida sobre elas. O Sol e a Lua são os grandes exemplos de fontes primárias e secundárias, respectivamente.
Energia primária é toda aquela que pode ser encontrada na natureza, mas que ainda não foi convertida ou transformada. São fontes de energia primária, o vento, o sol ou as marés, mas também o carvão e o petróleo. A energia primária pode ser usada diretamente ou funcionar como matéria-prima.
Qual a diferença entre fonte primária e secundária?
Qual é a diferença entre fontes primárias e secundárias? A principal diferença é que as fontes primárias são materiais originais não interpretados, enquanto as fontes secundárias são análises ou interpretações desses materiais por terceiros.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
Uma lâmpada, por exemplo, é fabricada por seres humanos. Sendo assim, essa fonte depende da atividade humana. O sol, por outro lado, não depende do homem para produzir luz. O resultado dessa classificação será o grupo das fontes de origem artificial e natural.
Quando alguma fonte de luz os ilumina, é possível observar a formação de imagens virtuais, “atrás” da superfície do espelho. Tais imagens, por sua vez, são formadas quando dois prolongamentos de raios luminosos cruzam-se, dando origem a imagens que são virtuais, direitas e que apresentam o mesmo tamanho do objeto.