Dentre as espécies de anonáceas que produzem frutos comestíveis, as mais conhecidas e de maior importância econômica são: graviola (A. muricata L.); pinha, ata ou fruta-do-conde (A. squamosa L.); cherimólia (A. cherimola Mill.)
✨ Conheça a diferença entre Pinha (fruta do conde), Graviola e Atemóia. Elas são frutas da mesma família botânica, apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, cada uma tem características distintas: A Pinha tem uma casca escamosa e verde, composta por pequenas seções que lembram escamas.
Em Moçambique é conhecida como anona. Estamos falando da graviola, uma fruta originária das Antilhas (América Central) e que tem propriedades antidiuréticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antiespasmódicas e anticancerígenas.
A Graviola é maior e mais alongada que a Pinha, com uma casca verde escura coberta por espinhos suaves. A polpa interna é branca e agridoce, fibrosa e suculenta, com várias sementes pretas. A Atemóia tem casca verde e menos escamosa que a da Pinha, podendo ser mais lisa, com algumas marcas suaves.
A jaca (Artocarpus heterophyllus), também conhecida como jaqueira, é uma espécie de árvore da família das figueiras, amoreiras e frutas-pão (Moraceae).
Nome comum em português: falsa-graviola, anona das montanhas, araticum apé; nome comum em espanhol: guanábana cimarrón; nome comum em inglês: mountain soursop, wild soursop. Planta nativa das Índias Ocidentais, que assemelha muito à graviola.
O consumo esporádico de suco de graviola não faz mal para o fígado. No entanto, alguns estudos mostram que a ingestão frequente de suco de graviola pode causar danos no fígado e também nos rins.
Muito cultivado no Cerrado, o araticum pertence à família das anonáceas, que possui pelo menos 80 espécies nativas no país, como a fruta-do-conde e a graviola. Apesar de receberem nomes diferentes, elas são semelhantes em termos de gosto, aparência e propriedades nutricionais.
A fruta-pão é uma espécie frutífera cultivada em todo o arquipélago asiático e atualmente disseminada por diversas regiões tropicais. Na Polinésia, seu cultivo tem extraordinário valor, a ponto de responder pela sobrevivência de algumas tribos.
Os frutos simples são aqueles que se desenvolvem a partir de um único carpelo ou vários carpelos que estão unidos. Como exemplo, podemos citar o abacate. Os chamados de frutos agregados são aqueles formados a partir de uma flor que possui carpelos separados. Como exemplo, podemos citar a framboesa.
Gymnospermae (do grego γυμνός gimnós "nu", σπέρμα spérma "semente"), frequentemente aportuguesado para gimnospérmicas ou gimnospermas, são um clado constituído por cerca de 1000 espécies de plantas com sementes que não apresentam ovário nem fruto, característica que as diferencia das angiospermas, plantas cujas ...
O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde.
Muito confundida com a fruta do conde e a graviola, a atemoia está na lista deste mês. Mais doce que as versões similares, ela pode ser aproveitada por inteira; a polpa pode ser consumida in natura, a casca pode ser usada em compotas e geleias e as sementes podem ser trituradas para comer com iogurtes e outras frutas.
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
Araticum (Panã) é um fruto nativo do Cerrado.. Também é conhecido por marolo, pinha, mamão, bruto e também como "cabeça de nego", assim conhecida no Norte de Minas .
A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”, o título vai para as mangas carabao – também conhecidas como mangas manila – cultivadas nas Filipinas. Tudo indica que esse país asiático tem excelentes condições para a produção de frutas doces.