Quais são as formas geométricas que não são polígonos?
Formas como o quadrado, o triângulo, o círculo, o cubo e a esfera são exemplos que podemos visualizar em objetos ao nosso redor. Essas formas possuem características específicas que as distinguem umas das outras, como a quantidade de lados ou a simetria, que são estudadas dentro da geometria.
Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos interceptam-se ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono.
Quais são as figuras geométricas que não são polígonos?
Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone. Poliedros são formas espaciais que possuem faces formadas por polígonos. Não poliedros são formas geométricas que não satisfazem a definição de poliedro.
Em outras palavras, para que uma figura seja considerada um polígono, ela não pode conter qualquer lado que faça curva, dois de seus lados não podem se cruzar e a figura não pode ter aberturas.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.
AGORA, VAMOS FALAR SOBRE AS FIGURAS NÃO POLIGONAIS. ESSAS SÃO FORMAS QUE NÃO TÊM LADOS RETOS. UM EXEMPLO É O CÍRCULO. O CÍRCULO É UMA LINHA CURVA FECHADA.
Os polígonos são classificados pela medida de seus ângulos e lados. Um polígono é dito equilátero quando possui lados congruentes, ou seja, todos lados iguais; e será dito equiângulo quando possuir ângulos congruentes, isto é, todos ângulos iguais.
Os poliedros são os sólidos geométricos que possuem faces formadas por polígonos. Estão presentes no cotidiano, como caixas e demais embalagens, pirâmides, construções de casas, entre vários outros objetos. Os principais poliedros são as pirâmides e os prismas.
Triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, pentágonos e hexágonos são exemplos de polígonos. Vértices, lados e ângulos internos são os principais elementos dos polígonos.
Possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. Ouça o texto abaixo! O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados.
As figuras geométricas são elementos com formas, tamanhos e dimensões no plano ou espaço. Por exemplo, o triângulo, o quadrado, a pirâmide e a esfera são figuras geométricas. Na matemática, estes elementos são estudados no ramo da geometria. Figuras geométricas em 2 dimensões (planas).
Quais são os tipos de hexágono? O hexágono pode ser convexo ou não convexo. Dizemos que um hexágono é convexo se dados dois pontos pertencentes ao hexágono, o segmento que une esses pontos também pertence ao hexágono. Se o segmento não pertencer, dizemos que o hexágono não é convexo.
Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados. Existem diferentes tipos de polígonos e a sua classificação é feita com base em suas características distintas.
Mas as estrelas podem ter quantas pontas você quiser, basta ir aumentando o número de lados de dois em dois. Um exemplo diferente é a estrela de Davi, que tem 6 pontas.
O cone não é um poliedro, pois ele possui face circular, portanto, é um corpo redondo. Para que o sólido seja um poliedro, a sua face tem que ser um polígono. Vale lembrar que a circunferência, por exemplo, é uma figura plana, mas não é um poliedro, e, por isso, sólidos que possuem faces circulares não são poliedros.