Casos específicos de concordância verbal
- → Concordância com pronomes relativos.
- → Concordância em orações sem sujeito.
- → Concordância na locução verbal.
- → Concordância com verbo haver.
- → Concordância com pronome “se”
- → Sujeito representado por porcentagem.
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.Quais são as concordâncias verbais?
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.Quais são as 10 regras de concordância nominal?
Regras de concordância nominal + exemplos
- Substantivo + um adjetivo. ...
- Verbo ser + adjetivo. ...
- Substantivo + números ordinais. ...
- Substantivos + dois ou mais adjetivos. ...
- Substantivos + um adjetivo. ...
- Concordar com substantivo próximo. ...
- Inserir artigo antes do último adjetivo. ...
- O termo “menos”
O que é concordância verbal e exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.🟢 O JEITO MAIS RÁPIDO E FÁCIL DE COMEÇAR O ANO NO INGLÊS!
Qual é a regra da concordância?
A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.Qual é o verbo impessoal?
Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.Foi ou foram 2 anos?
Portanto, as duas formas estão corretas.O que são verbos de concordância?
A concordância verbal diz respeito à adequação de número e pessoa do verbo com o sujeito, segundo a regra geral.Como não errar concordância verbal?
Dicas para evitar erros na concordância verbal
- Leia a frase em voz alta: muitas vezes, o erro fica evidente quando a frase é lida com atenção e em voz alta;
- Identifique o sujeito da oração e seu núcleo: saber quem é o sujeito e identificar o seu núcleo ajuda a escolher a conjugação correta;
É ou são exemplos?
Ex.:"É uma hora"; São duas horas"; "É um quilômetro daqui até lá"; "São dois quilômetros daqui até lá"; "É vinte e nove de agosto"; "São vinte e nove de agosto".Faz 10 anos ou faz 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
O que é sujeito composto?
O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.Tem ou têm?
Resumo sobre “tem” e “têm”São formas conjugadas do verbo “ter”, no tempo presente do modo indicativo. “Tem”, sem acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do singular (“ele”, “ela” e “você”). “Têm”, com acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do plural (“eles”, “elas” e “vocês”).