Também são fontes secundárias análises, interpretações, resumos e sínteses das fontes primárias. Você utilizará muito as fontes de informação secundárias para encontrar artigos, trabalhos de eventos e outras publicações relevantes para sua pesquisa ou trabalho acadêmico.
Entre as fontes secundárias encontramos artigos de revistas, resenhas, biografias, resumos de trabalhos científicos, reportagens, etc. Os jornalistas tendem a desenvolver e elaborar este tipo de fonte.
Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.
informação secundária é por exemplo, você vê uma notícia no jornal, depois conta a outra pessoa essa notícia, mas de uma forma diferente (o jeito que você fala), isso é uma informação secundária. Resumo: Quando você vê uma informação no jornal ou em outro lugar, e depois repassa para outra pessoa.
A pesquisa secundária se baseia na revisão e análise de fontes como estudos publicados, relatórios, artigos, livros, bancos de dados governamentais e recursos on-line para extrair informações relevantes para um objetivo de pesquisa específico.
Quais São as Fontes Primárias e Secundárias ? Vídeo Específico
O que são fontes primárias e secundárias na pesquisa?
A principal diferença é que as fontes primárias são materiais originais não interpretados, enquanto as fontes secundárias são análises ou interpretações desses materiais por terceiros.
Os dados secundários são coletados de uma pesquisa anterior, geralmente feita por órgãos confiáveis, como por exemplo, IBGE, Ipea, CNT, Codeplan etc. Esses dados, normalmente, são utilizados em análises macroeconômicas ou setoriais, abrangendo uma área de pesquisa maior e menos específica.
Exemplos comuns de fontes primárias na pesquisa científica incluem artigos de revistas científicas, teses de doutorado, relatórios de laboratório, dados brutos de experimentos, registros clínicos e patentes.
Em citação de trabalho discutido em fonte secundária, deve-se indicar o autor da obra original e o ano, acrescentando em seguida “como citado em”, autor, ano e página da obra consultada. Nas referências, deve-se indicar apenas os dados da obra consultada para a citação.
As fontes formais secundárias ou indiretas são os usos e costumes, além nas normas de direito civil, principalmente as que tratam das obrigações e negócios jurídicos.
Em jornalismo, fonte primária pode ser uma pessoa com conhecimento direto da situação, ou um documento escrito por essa pessoa. Fontes primárias são distintas de fontes secundárias, que, frequentemente, citam, comentam sobre, ou constroem conclusões baseadas em fontes primárias.
Qual a diferença entre fontes secundárias e terciárias?
Uma fonte terciária é uma seleção e compilação de fontes primárias (material original sobre alguma informação) e secundárias (comentários, análises e crítica baseados nas fontes primárias).
Tais fontes de pesquisas confiáveis podem ser encontradas em plataformas como, por exemplo, SciELO (http://www.scielo.br/), Portal de Periódicos da CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br/), Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/), também no acervo físico ou online da sua instituição de ensino ou de outras ...
Uma fonte Secundária é um documento, imagem ou gravação que discute ou relaciona informações já apresentadas em outros lugares. Diferente da fonte primária que é a fonte original da informação. A fonte secundária é o resultado das discussões realizadas no material da fonte primária.
No caso da fonte secundária, encontramos informação organizada como resultado da análise, reconfiguração e interpretação de documentos publicados no espectro acadêmico, institucional e informacional. Ambas as possibilidades são aplicadas em estudos científicos.
O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.
As fontes dividem-se em primárias, que são testemunhos em primeira-mão - contados pelo próprio e legados de forma intencional ou não - e secundárias, que derivam da observação e estudo das fontes primárias e são portanto menos autênticas, uma vez que comportam um juízo elaborado por um ou mais intermediários.
Quais fontes de informação serão utilizadas para investigação?
As fontes de informação para a investigação devem incluir plataformas acadêmicas e bases de dados confiáveis, como Google Acadêmico, SciELO e LILACS. Estas fontes são fundamentais para acessar estudos, artigos e pesquisas relevantes que contribuam para o entendimento da comunidade e das questões a serem abordadas.
Quais são as fontes utilizadas na pesquisa bibliográfica?
As fontes podem ser identificadas através de pesquisas no google academic, google livros, nas bibliotecas, em catálogos, editoras, revistas, teses e artigos, anais na CAPES e outras fontes publicadas confiáveis.
Dados secundários são aqueles que já foram pesquisados por outras organizações, para outros propósitos que não são os mesmos da pesquisa em andamento. Eles já existem de forma acessível — só precisam ser encontrados pelo pesquisador.
A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza a quantificação nas modalidades de coleta de informações e no seu tratamento, mediante técnicas estatísticas, tais como percentual, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.
Quais são as fontes de dados primárias e secundárias?
Dados Primários: São coletados com um propósito específico e único, geralmente focado em uma questão de pesquisa atual ou em um problema específico que precisa ser resolvido. Dados Secundários: Já foram coletados com outro propósito e, portanto, podem não ser tão específicos para a questão de pesquisa em questão.