1ª Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.
O coto umbilical seca, fica preto e cai sozinho. Isso pode levar até três semanas após o nascimento do bebê. Um "grampo" de plástico pode ser usado ou não, e o bebê normalmente sai do hospital sem ele.
Quais são as fases da cicatrização do umbigo do bebê?
FASES DA CICATRIZAÇÃO
Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5-15 dias. Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais. Na primeira consulta o pediatra avaliará se está tudo bem.
O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.
Como saber se o umbigo do bebê está cicatrizando bem?
Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.
A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção. Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo.
Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.
Quanto há secreções ou presença de muco indicam que há corte aberto/inflamado, erupção cutânea ativa ou cisto excretando pus (conteúdo líquido) dentro dele. Às vezes, se houver contato contínuo entre um umbigo saliente e tecidos ou botões, acabam aparecendo irritações e fissuras nessa região.
No entanto, um pequeno pedaço deste tecido – chamado de coto umbilical – ainda permanece junto ao corpinho da criança durante algum tempo. É neste momento que muitas mamães começam a se preocupar com o que fazer para o umbigo não ficar para fora. Em média, a cicatrização do tecido demora de 7 a 14 dias para acontecer.
É comum, nos primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical ter aspecto gelatinoso, esbranquiçado ou amarelado, úmido e brilhante, e se tornar seco, endurecido e preto com o passar do tempo.
E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
A retirada dos pontos deve ser realizada por um profissional de saúde, no hospital ou posto de saúde, após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia para evitar complicações.
1ª Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.
Normalmente cai sete a quinze dias após o parto. Pode acontecer o umbigo do bebé sangrar depois de cair. Caso esteja a questionar-se se será normal, a resposta é positiva.
O que significa quando o umbigo fede e sai um líquido?
Nos casos em que o cheiro persiste apesar da higiene, a causa pode ser uma infecção de pele na região. Qualquer tipo de secreção que saia do umbigo também é um sinal de que há infecção no local.
Embora o banho diário normalmente mantenha a região livre de suor ou outras sujeiras, em casos raros, detritos podem ficar presos no umbigo e se transformar em uma "pedra". É o chamado onfalolito, que deriva das palavras gregas para "umbigo" (onfalos) e "pedra" (lito).
A condição, chamada de hérnia umbilical, regride sozinha, na maioria dos casos. Saiba mais! Depois que o coto umbilical cicatriza e cai — o que costuma acontecer em até 10 dias de vida — , é comum que o umbigo de alguns recém-nascidos fique protuberante, um pouco “para fora”.
Os sintomas geralmente começam após 3 dias, por se tratar de uma doença do recém-nascido, e é caracterizada por vermelhidão, dor à palpação e endurecimento do umbigo e tecidos circundantes. Pode até haver sangramento ou drenagem purulenta do coto do cordão umbilical.
É comum que em caso de inflamação no umbigo sejam notados sintomas como vermelhidão local, inchaço, dor abdominal, aumento da sensibilidade e saída de secreção com mau cheiro do umbigo.
O cuidados com o umbigo do recém-nascido podem causar frio na barriga nos pais de primeira viagem. Nos primeiros dias de vida, o bebê ainda possui o coto umbilical — pedaço do cordão —, que costuma cair, em média, 10 dias após o nascimento, podendo demorar até três semanas.
Hérnia umbilical ou umbigo estufado do bebê ocorre pela fraqueza da parede abdominal junto ao umbigo que leva sua abertura e projeta o umbigo do bebê para fora. Muito comum atinge entre 10-20% dos bebês, os meninos e prematuros tem maior incidência. Quando chora ou faz força “estufa” o umbigo.
A onfalite é a infecção e inflamação do umbigo de recém-nascidos e da área ao redor causada por bactérias que podem colonizar o coto umbilical, provocando sintomas como vermelhidão e inchaço local, maior sensibilidade na região e saída de secreção com mau cheiro do umbigo.