O documento descreve quatro fases do relacionamento com Deus: 1) Criatura/Criador caracterizado por amor unilateral de Deus; 2) Filho/Pai caracterizado por amor movido pelas próprias necessidades; 3) Servo/Senhor caracterizado por serviço em troca de recompensa; 4) Amigo/Amigo caracterizado por amor incondicional e ...
No deserto, o povo experimenta a presença de Deus na história e que o salva. O deserto é onde se faz o redirecionamento de uma rota; isto é, por ele, mudam-se as atitudes. É o lugar em que Deus conquista o povo.
É preciso seguir em frente, confiar em Deus e continuar dando os passos que pode a cada dia. Confiança é fundamental para quem caminha. Com certeza, você não vai morrer de sede. Logo, descobrirá a beleza que o deserto esconde, será saciado e ficará feliz.
Portanto, para sair do deserto, é preciso ter fé nas promessas de Deus. É preciso tirar os nossos olhos das circunstâncias que estão ao nosso redor e, pela fé, enxergarmos que, além daquela sequidão, há um propósito, há uma história que está sendo escrita pelo Senhor.
O deserto simboliza a hostilidade, que na Bíblia representa a ocasião em que Deus põe a prova o seu povo, afim de aperfeicoá-lo (Sl 78; 95, 107). Isto serve para nos recordar que a nossa vida esta totalmente nas mãos do Senhor, e que neste mundo hostil dependemos exclusivamente Dele para sobreviver.
Quais são as três lições que o deserto nos ensina?
No deserto nós aprendemos ser humildes.
O deserto é uma lixa de Deus que remove essa espessa e dura camada de orgulho com a qual nos vestimos nos momentos de prosperidade. Aprendemos com os desertos da vida que não precisamos dos “tapinhas nas costas”, dos aplausos, dos holofotes da glória humana.
O Senhor pôs os filhos de Israel à prova no deserto por quarenta anos — O fato de terem comido maná lhes ensinou que o homem vive pela palavra de Deus — Suas vestes não envelheceram — O Senhor os castigou — Se eles servirem outros deuses, perecerão.
Ele dividiu o mar e levou os israelitas pelo meio dele; ele fez com que as águas se levantassem como muralhas. Durante o dia, ele os guiava com uma nuvem e de noite os conduzia por meio de um clarão de fogo. Ele partiu rochas no deserto e das profundezas da terra tirou muita água para o povo beber.
Um relacionamento saudável envolve quatro pilares fundamentais: respeito, intimidade, confiança e admiração. Fora esses pilares, o diálogo e cooperação são condutas fundamentais para a manutenção de uma relação saudável e longevo.
O que nos impede de ter um relacionamento com Deus?
Brigas. Passar por desentendimentos e brigas, principalmente se forem frequentes, também atrapalha a vida com Deus. Os conflitos com algum familiar, com amigos, ou com pessoas desconhecidas, fatalmente, gerarão sentimentos em nós que são contrários ao amor de Deus.
E o Senhor Deus ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Isaías 35:1-10 NTLH. O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; cheio de flores, o deserto cantará de alegria. Deus o tornará tão belo como os montes Líbanos, tão fértil como o monte Carmelo e o vale de Sarom. Todos verão a glória do SENHOR, verão a grandeza do nosso Deus.
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Qual o significado do deserto na vida de um crente?
O deserto é uma obra de Deus, para onde Ele dirige os seus eleitos: Ose 2, 16. Podemos cair na tentação de querer entender esta rica experiência de Deus como uma punição divina, o que não corresponde à realidade, pois se Deus atrai os seus para o deserto é por desejar que mergulhem em sua intimidade.
Na família suspeitava-se que ele tivesse nascido da relação de seu pai Jessé com uma escrava e por isso foi relegado a ser pastor na solidão. Ao cuidar de seu rebanho de ovelhas, o pequeno Davi aprendeu a gentileza e a coragem que o tornariam um grande rei. No deserto, aprendeu a tocar harpa e a compor versos.
É porque esse caminho tá muito distante do atalho chamado pecado. O deserto é livramento pros filhos de Deus. O caminho mais longo é o caminho que Deus afasta a minha e a sua vida da escravidão do pecado?
Para nós, isso significa que se você está passando por um deserto espiritual, não o desperdice murmurando ou reclamando; reconheça o propósito de Deus em agir assim e não desista até conseguir atravessá-lo! Entretanto, a única maneira de fazer isso é colocar em ação a sabedoria de Deus para nosso tempo no deserto.
Porque Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado?
Era de fato, justo, que Ele vencesse as nossas tentações pela sua própria, do mesmo modo que Ele veio vencer a nossa morte pela sua própria morte. E tudo isto para nos alertar que nenhum homem, por mais santo que seja, está isento de sofrer as tentações. Daí, Jesus escolher ser tentado logo após o seu batismo.