Quais são as consequências da publicidade infantil?
Boa parte dos anúncios publicitários estimula a competição, o individualismo, o preconceito e a adulação como forma de conseguir o produto anunciado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende o fim da publicidade de alimentos não saudáveis para as crianças devido à sua correlação com a obesidade infantil.O que a publicidade infantil gera?
#01 Publicidade infantil estimula consumismo nas crianças: FATO. Publicidade é uma comunicação mercadológica que, inegavelmente, tem como objetivo a criação de desejo de consumo. Com ações direcionadas a crianças, então, não à toa é esse público que acaba recebendo e internalizando valores consumistas.O que o ECA diz sobre publicidade infantil?
Um dos objetivos do ECA é garantir o melhor interesse da infância em qualquer tipo de relação. Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), diz que direcionar publicidade para o público infantil é uma prática abusiva e ilegal.Quais são os riscos da publicidade para a sociedade?
A publicidade acaba moldando comportamentos sociais através do consumismo. Algumas das consequências foram aqui relatadas como: a autotransformação das pessoas em mercadorias (ideia elencada por Bauman); o superendividamento; segregação social e Oneomania (compulsão por acúmulo de bens).Justiça&Cidadania 556 - "As consequências da publicidade para o público infantil”
O que a publicidade provoca nas pessoas?
Através de apelos emocionais, como histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade estimula o desejo e a vontade de adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, ela influencia diretamente as escolhas de consumo das pessoas.Qual o poder da publicidade e suas consequências?
A publicidade permite transformar a mensagem levada ao público, identificar as falhas entre como a marca deve ser vista e como é percebida e, finalmente, entender o que deve ser feito para levar o conceito desejado da forma mais correta ao público.Porque a publicidade infantil é proibida?
Essa é uma conduta que se aproveita da hipervulnerabilidade das crianças para explorá-las comercialmente. A publicidade infantil distorce valores e estimula a cultura do descarte. Além disso, causa doenças com o incentivo ao consumo de produtos alimentícios não saudáveis, entre outros malefícios.O que é ética na publicidade infantil?
As crianças exigem proteção. Elas não devem se preocupar com as marcas do que vestem, em parecer sensuais precocemente, ou em comer para ganhar os brindes e fazer regime para emagrecer dos excessos cometidos. A elas deve ser garantida a proteção integral, em sua absoluta robustez, e o direito de brincar livremente.O que pode ser feito para combater a publicidade infantil?
No Brasil, a fiscalização da publicidade infantil é de responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Caso a família note qualquer tipo de irregularidade, é possível registrar no site consumidor.gov, procurar o Procon do seu estado ou solicitar auxílio do Ministério Público.Como a propaganda influencia as crianças?
Segundo Ribeiro e Ewald (2010) a massificação da publicidade infantil provoca no ser variadas questões não saudáveis para o desenvolvimento, podem ser: erotização precoce, transtornos comportamentais, violência, transtornos alimentares e estresse familiar.Quais são os exemplos de publicidade infantil?
Comerciais de TV, anúncios impressos, embalagens com personagens, banners na Internet, promoções com brindes… Esses são apenas alguns exemplos mais óbvios de comunicação mercadológica que ainda podemos ver sendo dirigidos para crianças.O que a Constituição fala sobre publicidade infantil?
Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada.Por que a publicidade tem forte influência no público infantil?
Os anúncios direcionados ao público infantil podem exercer influência na erozitação e adultização precoces e, até mesmo, na exploração sexual infantil ao estimular comportamentos da fase adulta e o desejo do consumo.Qual o objetivo da publicidade infantil?
Publicidade infantil é qualquer comunicação mercadológica direcionada às crianças, ou seja, qualquer pessoa com até 12 anos incompletos, com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de algum produto, marca ou serviço.Por que a publicidade infantil e antiética?
Sem dúvidas, as crianças são as mais afetadas pelas consequências da publicidade infantil – uma prática antiética, abusiva e ilegal. Isso porque recebem, de todos lugares e mídias, estímulos e mensagens comerciais totalmente prejudiciais e inadequadas para o seu momento de vida.Como se caracteriza a publicidade infantil abusiva?
Como se caracteriza a publicidade infantil abusivaA publicidade infantil se torna abusiva quando o marketing e a divulgação do produto focam em convencer a criança, por meio de métodos considerados duvidosos, a fazer a compra.