Isso pode ocorrer devido a traumatismos, como mordidas acidentais nos lábios ou bochechas, por queimaduras e traumas alimentares ou por razões desconhecidas.
É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local. A formação de pedras salivares dentro desses condutos, caso bloqueiem a passagem do líquido, também podem causar a bolha.
A mucocele oral geralmente é causada por trauma na cavidade oral, como lesões labiais acidentais ou mordidas de estresse, piercings, ruptura acidental de uma glândula salivar, uso de aparelhos ortodônticos ou cirurgia oral anterior.
Mucocele por extravasamento: caso mais recorrente, que pode surgir entre os 10 e 30 anos de idade devido a complicações em cirurgias dentárias, mordidas repetitivas ou uso de aparelhos ortodônticos; Mucocele por retenção: caso mais raro, que pode aparecer em pessoas cima de 40 anos devido a obstruções nas glândulas.
Alguns dizem para ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma de prevenir a mucocele. Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.
MUCOCELE: CAUSA E POSSÍVEIS TRATAMENTOS (com Dra. Alice Jikihara)
O que fazer para o mucocele sumir?
Deve tratar por meio da excisão cirúrgica direta com bisturi. Tal remoção cirúrgica ocorre por meio da aplicação de anestésico de forma infiltrativa periférica à lesão para que não haja descaracterização desta e facilite o acesso adequado.
A mucocele é uma condição oral benigna que pode ser desconfortável, mas raramente é motivo de preocupação grave. Se você notar uma protuberância, bolha ou nódulo na boca que persiste ou causa desconforto, é fundamental buscar a avaliação de um médico especialista em mucocele.
Sugere-se a utilização da técnica da micromarsupialização modificada para o tratamento da mucocele selecionada em quaisquer pacientes, mas bem específica para pacientes pediátricos ou adultos com alterações sistêmicas que impossibilitem a realização de procedimentos mais invasivos.
Em muitos casos, a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. No entanto muitas vezes quando acaba se rompendo volta a se formar. Em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
A mucocele não é câncer, como já mencionado, é um problema de causa benigna que não costuma oferecer riscos à saúde. Entretanto, o problema deve ser avaliado por um dentista para se obter o correto diagnóstico, principalmente em caso de dor, já que não é um sinal característico deste problema.
Embora muitas mucoceles desapareçam sozinhas com o tempo, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura. Para começar, aplicar uma compressa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto.
Com relação ao tratamento da mucocele, ele geralmente envolve a remoção cirúrgica de toda a lesão cística e deve idealmente ser realizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço, que avaliará fatores como tamanho do cisto, localização e profundidade antes de indicar o tratamento ideal.
Se a mucocele não for tratada, ela pode aumentar de tamanho e causar desconforto, interferindo nas atividades diárias, como comer e falar. À medida que a mucocele cresce, a dor evolui, especialmente se ela estiver localizada em uma área sensível da boca, como os lábios, língua ou palato.
A bolha embaixo da língua pode ter diversas origens, dentre eles reações a medicamentos ou alimentos, baixa imunidade, consumo de alimentos quentes, traumas, fatores infecciosos, dentre outros. Sendo assim, independente da causa base desse problema, é uma condição que geralmente gera bastante dor e desconforto.
Essas glândulas menores estão presentes no interior dos lábios, bochechas e língua e são responsáveis por secretar saliva. Quando um ducto dessas glândulas é obstruído ou danificado, a saliva se acumula formando uma protuberância cheia de líquido, conhecida como mucocele.
Laser. Outra opção de tratamento para mucocele é o uso de laser de dióxido de carbono, que gera menos desconforto ao paciente por reduzir o sangramento, diminuir o tempo de procedimento e minimizar as possibilidades de infecção, de complicações e, principalmente, de recidiva da lesão.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução, que ocorre devido ao acúmulo de líquido após a ruptura de um vaso salivar.
O Omcilon A Orabase é uma pomada que tem na sua composição triancinolona acetonida, um tipo de anti-inflamatório corticoide, indicado para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias da boca, como aftas ou úlceras, que podem afetar a bochecha, língua ou gengivas.
É importante consultar um profissional de saúde para avaliar sua situação específica e discutir as opções de tratamento e os custos associados. Realizando com profissional experiente e habilitado, a Cirurgia de Mucocele pode variar de 1500,00 a 2500,00 reais. RECOMENDAMOS O CIRURGIÃO DENTISTA DR.
A mucocele não é uma doença contagiosa, e geralmente regride sem tratamentos, mas em alguns casos pode até ser necessária uma intervenção cirúrgica, feita pelo dentista.
Resumo. Introdução: A mucocele do apêndice é um termo utilizado para descrever uma dilatação deste órgão, devido ao acúmulo de secreção mucoide, tornando o apêndice dilatado, de paredes finas e com uma massa cística no seu interior. Na maioria dos casos a mucocele é resultante de neoplasia que obstrui a luz apendicular ...
Quantos dias de atestado para cirurgia de mucocele?
Caso haja obstrução dos canais ou caso seja uma situação recorrente que atrapalhe o funcionamento da cavidade bucal, é indicada uma pequena cirurgia de remoção da glândula afetada. Nessa cirurgia não é necessária a internação e o período de repouso será de 1 ou 2 dias.