Quais são as funções de um CAPS?
É um serviço público de saúde que atende pessoas a partir de 16 anos que apresentam sofrimento psíquico intenso decorrente do uso de álcool e outras drogas. Funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.Quais são as atividades desenvolvidas no CAPS?
Atividades desenvolvidas no CAPS AD: atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos de psicoterapia, expressão corporal, culinária, entre outras.Qual é a principal missão do CAPS?
Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises, intenso sofrimento psíquico e situação aguda de dependência química.Quais as outras atividades que o CAPS pode realizar?
Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.CAPS o que é, como funciona e quais pacientes são atendidos? Saiba Tudo
Quais são os trabalhos executados dentro do CAPS?
4.1.1 - A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades: a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); b - atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);Quais serviços são oferecidos pelo CAPS?
Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad, possuindo até 05 (cinco) leitos para acolhimento noturno.Qual o papel estratégico do CAPS?
Consiste em um dispositivo estratégico para a superação do modelo asilar, no contexto da reforma psiquiátrica, e para a criação de um novo lugar social para as pessoas com a experiência de sofrimento, decorrentes de transtornos mentais, incluindo aqueles por dependência de álcool e outras drogas.Quais os tratamentos que o CAPS oferece?
Podemos citar entre as diversas atividades médicas e terapêuticas realizadas pelo CAPS:
- Tratamento Médico: Tratamento com medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados.
- Atendimento psicoterápico: Sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.
Quais são os princípios básicos do CAPS?
- Autonomia – ampliação dos laços sociais e afetivos, fortalecimento da. rede social e de apoio.
- Redução de Danos - práticas voltadas para minimizar as consequências. globais de uso de álcool e drogas, que não tenham a abstinência total.
- Desinstitucionalização – processo de desmontagem da lógica e da. estrutura manicomial.
Quais são os 5 tipos de CAPS?
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi).O que um coordenador do CAPS faz?
DESCRIÇÃO SINTÉTICA: Coordenar e supervisionar as atividades desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial; desenvolver, junto às equipes no âmbito da saúde pública, ações intersetoriais pautadas nas demandas da comunidade. .O que são as oficinas terapêuticas desenvolvidas no CAPS?
As oficinas terapêuticas representam um instrumento importante de ressocialização e inserção individual em grupos, na medida em que propõem o trabalho, o agir e o pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial.Como o CAPS funciona?
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.Qual a portaria que regulamenta o CAPS?
Portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011.Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).