A grande popularidade deste trabalho na Idade Média ajudou a espalhar este conceito pela Europa. São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).
Na construção de uma sociedade justa e equitativa, três pilares fundamentais se destacam: liberdade, igualdade e fraternidade. Esses princípios, muitas vezes associados à filosofia maçônica, são essenciais para o florescimento de comunidades vibrantes e harmoniosas.
Templo este que possui quatro cantos e lembram as quatro virtudes cardeais: a Temperança, a Justiça, a Coragem e a Prudência. Essas virtudes, além de outras, formam o homem-maçom, e o seu estudo juntamente com a prática habitual é um dos quatro degraus que nos separam do Oriente, em Loja.
A gratidão é a maior virtude do ser humano. Temos muito orgulho em saber que nosso amigo Moisés está trilhando o caminho do sucesso! Fazemos com que cada um de nossos colaboradores tenham a chance de alcançar o mesmo resultado.
A ideia era apresentar sete virtudes que combateriam os sete pecados capitais, a ideia de virtude x vício. Para a ira havia a paciência, para a avareza a caridade, para a gula a temperança, para a preguiça a diligência, para a vaidade a humildade e para a inveja a bondade.
A grande popularidade deste trabalho na Idade Média ajudou a espalhar este conceito pela Europa. São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).
No caso da preguiça, a virtude que a combate se chama diligência e consiste em fazer bem feito todos os nossos deveres e obrigações. É o contrário da negligência. Por meio dela nós entregamos o nosso melhor em todas as nossas ações.
São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia, etc.
A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil aos impulsos do Espírito Santo. Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
A maior de todas as virtudes, porém, é o amor, pois amor/compaixão/misericórdia designa a própria essência de Deus. Esta virtude designa a seguinte realidade: Deus se doa sem reservas a nós, seres humanos, e nós podemos acolhê-lo totalmente e participar plenamente da sua intimidade.
A paciência, a bondade, o altruísmo (pensar nos outros, não só em si mesmo), a mansidão, o saber desculpar, compreender o outro, a própria fé e a esperança, afinal, todas as virtudes estão, de alguma maneira, contidas na caridade, no amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.
Os 7 pecados capitais são a gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. As virtudes opostas aos pecados capitais são: temperança, generosidade, decência, mansidão, altruísmo, dedicação, humildade.
A maior virtude de um homem é sua nobreza, sua grandeza de caráter e generosidade, além de sua elegância, não apenas no modo de se vestir, mas em suas atitudes.
47 A virtude mais difícil Qual a virtude mais difícil de ser alcançada: a paciência ou a humildade? — Uma não vem sem a outra. Entretanto, a mais difícil é uma terceira: a abnegação.
Jesus é o grande Médico, que trabalha para nos curar e nos restaurar das consequências prejudiciais do pecado. Ele realiza essa cura sendo nossa virtude e nos capacitando com Sua virtude por meio do Espírito Santo. De acordo com a Bíblia, a lei de Deus exige um histórico perfeito de vida virtuosa.
R: A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não.
Nos diálogos socráticos de Platão, Sócrates examina as principais virtudes: sabedoria, piedade, coragem, temperança e justiça. Examinar as virtudes significa, para Sócrates, procurar conhecer a natureza ou essência () de cada uma e a relação que mantêm entre si.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.