Santo Inácio escreveu sete cartas: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.
Quais são as principais ideias de Inácio de Antioquia?
Segundo o pensamento de Inácio, os cristãos são propriedade de Deus e de Jesus Cristo e tem como tarefa na vida a contínua conversão de modo a estar sempre unidos à Igreja e assim pertencerem de fato a Deus e viver segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Qual é a visão de Inácio de Antioquia sobre Jesus?
Então serei verdadeiro discípulo de Cristo, quando o mundo não mais vir sequer o meu corpo. Suplicai a Deus por mim, que por este meio me torne uma hóstia para Deus. […] Que nada, tanto das coisas visíveis quanto das invisíveis, segure o meu espírito, a fim de que eu possa alcançar a Jesus Cristo.
Na Carta aos Tralianos, Santo Inácio de Antioquia, exorta os cristãos a permanecerem fiéis à doutrina apostólica, bem como a evitar heresias, que minam a fé. Além disso, ele destaca a necessidade de manter a unidade da igreja, aconselhando contra divisões e cismas.
AUDIOBOOK - As Cartas de Santo Inácio de Antioquia.
Qual a frase que orienta a vida de santo Inácio?
“Nunca te fixes nos defeitos dos outros, mas deves estar sempre pronto para os desculpar. Sê sempre pronto para acusar-te a ti próprio; mais ainda, deseja que todos te conheçam por dentro e por fora.” Quando nos prendemos aos defeitos dos outros, esquecemos dos nossos.
Antioquia ocupa um importante lugar na história do cristianismo. Foi onde Paulo de Tarso pregou o seu primeiro sermão (numa sinagoga), e foi também onde os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos (Atos 11:26).
Antioquia, na atual Síria, era a terceira maior metrópole do mundo antigo, depois de Roma e Alexandria do Egito. Inácio tornou-se Bispo de Alexandria, por volta do ano 69, como sucessor de Santo Evódio, mas, sobretudo, do apóstolo Pedro, que havia fundado a Igreja naquela cidade.
Sou vosso humilde servo e coloco-me como sacrifício de vós, Efésios, igreja de grande fama pelos séculos. Os carnais não podem praticar as coisas espirituais, nem os espirituais, as coisas carnais, assim como a fé não pode praticar as coisas próprias da incredulidade, nem a incredulidade, as coisas próprias da fé.
Barnabé havia sido o primeiro a acolher Paulo em Jerusalém e o apresentar ao grupo dos “hebreus” (Atos 9: 27-28). Assim, rapidamente, Barnabé buscou Paulo, em Tarso, e o levou à Antioquia. Ali os dois começaram um importante e frutífero trabalho de evangelização entre gentios e judeus (Atos 11 25-26).
De acordo com a obra "Martírio de Policarpo", ele foi apunhalado quando estava amarrado numa estaca para ser queimado vivo e as chamas milagrosamente não o tocavam. Ele é considerado por isso um mártir e um santo por diversas denominações cristãs.
O primeiro objetivo das cartas era de se comunicar com as igrejas literais e satisfazer as suas necessidades naquele momento. O segundo propósito era de revelar sete tipos diferentes de indivíduos/igrejas ao longo da história da humanidade e instruí-los na verdade de Deus.
No Novo Testamento, no Livro de Apocalipse, a fé dos crentes de Pérgamo, que "moram onde o trono de Satanás está" é elogiada pelo autor. Muitos estudiosos acreditam que o "assento de Satanás" refere-se ao Altar de Pérgamo, devido à sua semelhança com um trono gigantesco.
Inácio nasceu na Síria no ano 50 e foi martirizado em Roma em 107. Foi bispo e defendeu a unidade da Igreja, combatendo as heresias praticadas contra a doutrina da fé. Às Igrejas de seu tempo, escreveu cartas que revelam profunda espiritualidade, baseada na Eucaristia e na união íntima com Cristo.
Algumas tradições ainda afirmam que ele era uma das crianças que Jesus colocou no meio dos discípulos na passagem de Mateus 18, 1-6. O que sabemos ao certo é que Santo Inácio de Antioquia pertence a segunda geração dos apóstolos e que ele conheceu São Pedro, São Paulo e foi discípulo de São João.
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo; Vós mo destes; a Vós, Senhor, o restituo. Tudo é vosso, disponde de tudo, à vossa inteira vontade. Dai-me o vosso amor e graça, que esta me basta.
Mas os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade e já no século IV celebravam a sua memória a 17 de outubro, dia adotado agora também pelo novo calendário, em vez de 1º de fevereiro.
Morreu na sua pobre cela, em 31 de julho de 1556. Seus restos mortais encontram-se sob o altar do braço esquerdo do transepto da Igreja de Jesus, no centro de Roma, um dos monumentos mais lindos da arte Barroca romana.
Antioquia. Antioquia-nos-Orontes (do grego Αντιόχεια, do nome próprio Αντίοχος, talvez vindo de αντι: em lugar de, igual a, em comparação de + οχειον: garanhão) foi uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orontes; é a moderna Antaquia, na Turquia). Atualmente, é um sítio arqueológico.