As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas.
Cada uma dessas seis variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade provocaram a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.
Caso não tenhamos tempo para nos preparar adequadamente para uma negociação, precisamos pelo menos entender e nos lembrar das três variáveis básicas da negociação: Poder, Tempo e Informação.
Teoria Geral Administração - TGA. 11 teorias e 6 variáveis. Tarefas. Estrutura. Pessoas. Ambiente.
Quais são as variáveis básicas da TGA?
As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: Cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.
As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.
Basicamente existem 4 tipos de variáveis de estudo: qualitativas nominais, qualitativas ordinais, quantitativas contínuas e quantitativas discretas. Este vídeo detalha as deiferenças entre elas.
A propriedade de ser uma variável básica é uma propriedade de uma matriz particular expressando um sistema de equações; ela não se importa com quais são as soluções reais, ou se alguma sequer existe.
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
As Despesas Variáveis de uma empresa são as despesas relativas à produção (não confundir com custo). São assim chamadas justamente porque o valor gasto com elas é variável e seu valor total muda conforme as vendas, produção ou alguma outra atividade da empresa.
Enquanto Taylor focava na divisão metodológica da linha produtiva, Fayol defendia quase que a mesma metodologia à administração da empresa, com sua valorização, como fator indispensável para o controle da produção e todas as áreas com necessidade de suprimento para o perfeito andamento de uma organização (Chiavenato, ...
As variáveis organizacionais escolhidas foram agrupadas em dois conjuntos, a saber: as variáveis de estrutura e as variáveis de processo. As variáveis de es- trutura incluem formalização, diferenciação vertical, diferenciação horizontal ou complexidade organiza- cional, tamanho e estatuto da empresa.
Cada uma das seis variáveis que envolvem a Administração – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um passo no gradativo desenvolvimento da Teoria Geral da Administração – TGA.
12), estuda a administração das organizações do ponto de vista da interação e da interdependência entre seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.
Os custos variáveis de uma empresa são aqueles que estão diretamente relacionados ao volume de vendas ou produção. Ou seja, quanto maior o volume de vendas ou produção, maior será o custo, e vice-versa.
As diferentes categorias de variáveis incluem aquelas que são quantitativas e aquelas que são qualitativas. Uma variável quantitativa é caracterizada pela atribuição de um valor numérico, enquanto que uma variável qualitativa é caracterizada pela atribuição de um valor não numérico.
As variáveis são valores que representam determinadas características dentro de uma pesquisa. Esse valores variam de elemento para elemento. É a medida em cada elemento da amostra ou população.
O C tem 5 tipos básicos: char, int, float, void, double. Destes não vimos ainda o último: O double é o ponto flutuante duplo e pode ser visto como um ponto flutuante com muito mais precisão.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).