Qual é a característica mais destacada do livro de Rute?
O livro de Rute revela muito sobre o plano de Deus e traz uma contribuição importante para a compreensão de como Deus trata as pessoas. Uma característica do relacionamento de Deus com as pessoas é a sua preferência em trabalhar com indivíduos e através de indivíduos que as pessoas consideram material improvável.
Quais são as 5 lições que Noemi nos ensina em sua vida?
Embora ela não seja o personagem principal, suas virtudes e ações têm um impacto profundo na história e na vida de todos ao seu redor. Através da sua vida, Noemi nos ensina lições valiosas de fé, lealdade, humildade, sabedoria e amor.
A história de Rute nos ensina que, mesmo em meio a circunstâncias difíceis, a perseverança e a fé em Deus podem resultar em grandes bênçãos. Rute nos ensina sobre a importância da lealdade ,da demonstração de fé através de ações práticas, e da perseverança em tempos de adversidades.
Rute demonstrou bondade aos outros e lealdade ao Senhor. Uma das mensagens principais do livro de Rute é a de que tal fidelidade é mais importante do que a etnia.
AS 5 CARACTERÍSTICAS DE RUTE QUE FIZERAM TODA DIFERENÇA NA SUA VIDA.
Qual era o propósito de Deus para a vida de Rute?
“ Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi. Rute rebusca espigas nas terras de Boaz. Este era parente do marido de Noemi, sendo o resgatador, ou seja, aquele que poderia legalmente suscitar descendência para Noemi em nome do falecido Elimeleque.
Após perder todas as terras, Elimeleque chega em casa embriagado. Ele tenta enganar Noemi, mas Malom e Quiliom revelam os crimes cometidos pelo pai. Na sequência, os homens de Moabe agridem Elimeleque, que não resiste aos ferimentos e morre nos braços dos filhos.
Enquanto estavam lá, o marido de Noemi morreu e os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas. Uma das noras de Noemi, Rute, decidiu ficar com ela.
A palavra-chave desse capítulo é voltar ou retornar (repetido doze vezes). Voltar significa refazer a aliança com Deus e buscar uma vida melhor e garantir descendência.
O que motivou Boaz a tratar Rute com tanta generosidade?
O que motivou Boaz a tratar Rute com tanta generosidade? Boaz tinha uma profunda compreensão espiritual. Ele reconhecia que o Deus dos hebreus não estava limitado a fronteiras territoriais ou barreiras étnicas.
Mesmo em tempos difíceis, após a morte de seu esposo, ela foi fiel a Noemi, e ao Deus de sua sogra. Sua obediência a Deus a levou a viver uma vida de bênçãos e colheitas inesperadas.
A história de Rute nos ensina que Deus honra aqueles que são fiéis, mesmo nos tempos mais difíceis. O legado de Rute, como parte da linhagem de Jesus, é uma prova de que, quando escolhemos confiar em Deus e perseverar, podemos nos tornar parte de algo muito maior do que nós mesmos.
Ela era uma moabita que deixou para trás seus deuses e sua terra para se tornar adoradora de Deus O que ela fez? Rute demonstrou grande amor por sua sogra, Noemi.
Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
Juntamente com seus pais, eles se estabeleceram na terra de Moabe, durante o período dos juízes de Israel, em virtude da fome que havia na terra. Malom casou-se com a mulher moabita Rute, enquanto Quiliom casou-se com Orfa também moabita. Elimeleque e seus filhos morreram em Moabe, deixando Noemi, Ruth e Orfa viúvas.
O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de Jerusalém). Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de Noemi, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua felicidade.
Houve naquela região uma época de grande escassez de alimentos, como ocorrera no passado, no tempo de Abraão. Por esse motivo, Isaque foi até a cidade de Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus. A fome continuava assolando toda a terra.
Ruth revela que ficou grávida de César, mas o crápula não assumiu a criança. Para piorar, sumiu no mundo e a abandonou esperando um filho dele. A moça chegou a dar à luz, mas a criança morreu momentos após o parto.
Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.
Significa no auge da beleza. Prática, prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida.
Curiosamente, Rute não havia concebido em seu casamento anterior de dez anos. Podemos supor que ela era estéril durante esse tempo, mas Deus abriu seu ventre neste momento para dar à luz. Ela faz isso com um menino chamado Obede, que se torna o avô do grande rei Davi.
A primeira virtude que se destaca na vida de Rute é a lealdade e fidelidade. Rute era uma moabita que se casou com um homem de Belém, mas após a morte de seu marido, ela poderia ter voltado para sua terra natal. No entanto, ela escolheu ficar com sua sogra, Noemi, demonstrando um profundo compromisso e amor por ela.