Uma canção é composta por letra e música, e essa última é construída com o auxílio das seguintes notas: dó, dó sustenido, ré, ré sustenido, mi, fá, fá sustenido, sol, sol sustenido, lá, lá sustenido e si.
São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si),mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem 12 sons diferentes, 12 notas diferentes e não 7 (7 é o número de notas da maioria das ESCALAS).
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
DICAS PARA MEMORIZAR AS NOTAS E ACORDES NO TECLADO
Quais são as 12 notas da música?
Uma canção é composta por letra e música, e essa última é construída com o auxílio das seguintes notas: dó, dó sustenido, ré, ré sustenido, mi, fá, fá sustenido, sol, sol sustenido, lá, lá sustenido e si.
O QUE SIGNIFICA UMA VERSÃO 12 (12" Version) ou 12" Inch SINGLE DE UMA MÚSICA? Quando um artista lança uma música de trabalho, seja ela em um Disco-Single “Compacto de 7' Polegadas ou 12' Polegadas” ou no álbum, elas são trabalhadas em estúdios e produzidas em várias versões.
O que significa Semitom? Também chamado de Meio Tom. o Semitom é a menor distância entre duas notas musicais. Sendo assim, no violão, guitarra, baixo, cavaquinho, ukulele e outros instrumentos de corda temperados (com trastes e casas), a distância entre duas casas vizinhas (lado a lado) corresponde a um semitom.
O DÓ é mais grave e o RÉ é mais agudo, mas quanto? Em música utilizamos o TOM como unidade de medida de altura (altura aqui não significa volume, mas sim o quanto a nota é grave ou aguda).
As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X. Ele organizou esse sistema de notação musical, que é conhecido até hoje.
Existem 7 notas musicais, 12 sons e 42 nomes! O sistema ocidental usa 7 notas musicais, que com os semitons, chegam a produzir 12 sons diferentes – 12 notas musicais diferentes.
A nota vocal mais aguda atingida por um ser humano é G10 por Georgia Brown (Brasil); é inaudível ao ouvido humano e somente captada por ressonadores. No repertório clássico a nota mais aguda para um soprano é um G6 na obra I Popoli di Tessaglia, de Mozart.
Na música, o Dó, ou C (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência de 261 Hz, sendo a primeira nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M), a única que não possui acidentes, portanto, sendo considerada a base do sistema tonal.
O power chord em Sol sustenido (abreviado G#5 em inglês ou Sol#5 em português) é um acorde de duas notas constituído pelas notas Sol♯ e Ré♯. O acorde é formado removendo a 3ª maior de um acorde menor em Sol sustenido.
A clave é um símbolo que indica qual altura musical será representada por cada linha ou espaço. Existem três claves: a clave de sol, a clave de fá e a clave de dó. Cada clave se posiciona sobre uma linha específica.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
Em teoria musical e harmonia, Lá menor (abreviatura no sistema europeu Lá m e no sistema americano de cifras Am) é a tonalidade que consiste na escala menor baseada na nota Lá (ou nota tônica A), ou seja, é um conjunto de notas organizadas em sequencia gradual de altura, e contém as notas lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e ...
Na música, o Sol, ou G (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência 392 Hz e, é também a quinta nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M).
Um caminhão normalmente consegue acelerar até 120 km, e foi justamente deste número que surgiu a inspiração para a gíria. Logo, estar “no 12” é estar no máximo da energia, para cima, alto astral.