As interjeições são usadas para expressar sentimentos e emoções. Interjeição é uma classe de palavra utilizada na expressão de emoções e sentimentos. Ela apresenta aspecto exclamativo e pode indicar, entre outras coisas, alegria (“Ah!”), dor (“Ai!”), surpresa (“Oh!”), indignação (“Não!”).
De maneira geral, é possível dividir as interjeições da Língua Portuguesa em quatro grupos distintos: sons vocálicos, palavras utilizadas na língua, palavras que reproduzem ruídos animais ou sons de objetos e locuções interjetivas.
As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc. por parte do emissor do enunciado, além disso podem ser utilizadas também para chamar a atenção do interlocutor do texto.
Por definição, onomatopeia é uma figura de linguagem utilizada para reproduzir, de forma aproximada, os sons. Por meio de fonemas que se assemelham ao som emitido por animais, pessoas, ações, objetos e até fenômenos da natureza, podemos formar palavras que representem esses ruídos.
Preposição é uma palavra invariável que serve para unir termos e estabelecer entre eles diversas relações. As preposições essenciais são aquelas que, originalmente, sempre exerceram tal função gramatical. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem sob, sobre, trás.
a) Interjeição é uma classe gramatical que tem a função de expressar emoções, sensações ou desejo de causar uma ação no interlocutor, sem para isso utilizar estruturas linguísticas elaboradas.
Trata-se de uma palavra que traduz sentimentos, emoções ou estados de espírito. Na escrita, são em geral acompanhadas de ponto de exclamação. Neste caso, a palavra seguinte será maiúscula. Se se usar a vírgula, a palavra seguinte será escrita com minúscula inicial: «Nossa Senhora, que medo!» / «Nossa Senhora!
Palavra invariável que indica sentimentos e emoções. A interjeição é a palavra ou expressão invariável que corresponde as diversas emoções do emissor ou do escritor, como saudade, espanto, alívio, medo, etc.