Albergados sob a proteção do inciso VIII do artigo 5º da Constituição Federal, os seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não trabalham aos sábados.
Dentre essas religiões, estão os Adventistas, os Batistas do Sétimo Dia, os Soldados da Cruz, a Verdadeira Igreja de Jesus, os Armstrongistas, a Casa de Yahweh e a Igreja Intercontinental de Deus.
Algumas religiões, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, não permitem que os fiéis trabalhem do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. Segundo Garcez, não existe uma lei específica que obrigue o empregador a dispensar o funcionário. De acordo com o inciso VIII do art.
Algumas religiões, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia e correntes do judaísmo ortodoxo, não permitem que seus fiéis trabalhem do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. No caso de judeus, há feriados religiosos que, em alguns casos, não coincidem com feriados nacionais.
Mas vamos falar sobre o domingo e o sábado, dias sagrados para duas tradições religiosas importantíssimas para a vida da humanidade: o sábado, dia sagrado ao Judaísmo, e o domingo, dia sagrado ao Cristianismo. Segundo a bíblia, no livro do Gênesis, Deus criou o mundo em seis dias consecutivos.
Saúde preventiva mexe com o estilo de vida e usa intervenções medicamentosas como último recurso. Esses são alguns dos motivos pelos quais os Adventistas não tomam #café.
no repouso celestial. O sábado é um sinal de afinidade entre Deus e o Seu povo, sinal de que este honra Sua lei. É o distintivo entre os fiéis súditos de Deus e os transgressores.
Onde na Bíblia fala que não pode trabalhar no sábado?
Êxodo 35:2 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Em seis dias, qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia lhes será santo, um sábado de descanso consagrado ao SENHOR. Todo aquele que trabalhar nesse dia terá de ser morto.
Cristãos fundamentalistas, como certos batistas e pentecostais, tendem a seguir a Bíblia literalmente. Eles acreditam que é a palavra direta de Deus, então eles se apegam a ela sem muita reinterpretação.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã protestante restauracionista e sabatista. Como seu próprio nome sugere, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é distinguida por sua ênfase na iminente segunda vinda de Jesus Cristo e pela observância do sábado como dia sagrado, assim como é para o judaísmo.
Por conta de guardar o sábado, os Adventistas sofrem preconceito no trabalho, pois não podem exercer suas funções normais neste dia tido como sagrado para eles.
A ingestão de bebidas alcoólicas também é abolida da igreja, pois considera-se que o uso de tais substâncias retira o domínio próprio das pessoas (WHITE, 2007). O consumo de carne de porco também é proibido. As mulheres adventistas evitam o uso de joias, pulseiras, brincos e outros adereços que não são funcionais.
O sábado é oficialmente reconhecido como um dia de trabalho normal. De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a jornada semanal é de seis dias, totalizando 44 horas de trabalho.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o "Filho unigênito" de Deus e que sua vida começou no céu. Ele é descrito como a primeira criação de Deus e a "representação exata de Deus", mas acredita-se que seja uma entidade separada e não parte de uma Trindade.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Para o grupo, Jesus Cristo é o filho de Deus, criado por Jeová, e não é parte de uma Trindade. As testemunhas de Jeová não podem doar ou receber sangue. São proibidas de participar de celebrações de feriados e votar em eleições, por exemplo. O trabalho das testemunhas de Jeová não é remunerado.
Como outras igrejas, algumas doutrinas adventistas são distintas e exclusivas da denominação, quando comparadas com outras igrejas cristãs. Elas são consideradas heterodoxas pelos críticos, o que faz com que segmentos pentecostais e alguns protestantes fundamentalistas rotulem os adventistas como uma seita.
Normalmente contém, glutamato monossódico, especiarias e condimentos nocivos, gordura hidrogenada, além de outros produtos químicos impróprios para o consumo.
É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro. Também é proibido comer carne de animais sufocados, bem como seu sangue, norma baseada na tradição judaica e na Lei de Moisés do Antigo Testamento.
Qual o papa que mudou a lei do sábado para o domingo?
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
Durante essas 24 horas, adventistas evitam atividades seculares, incluindo o trabalho, e se dedicam a práticas religiosas, oração, descanso e comunhão familiar e comunitária. Portanto, os adventistas geralmente solicitam para não trabalhar entre o pôr do sol de sexta-feira e o pôr do sol de sábado.
Os batistas não guardam o sábado porque entendem que Jesus cumpriu todas as exigências da Lei, incluindo o sábado. Eles celebram o domingo em honra à ressurreição de Jesus e vivem na liberdade e na graça que Ele trouxe.