Até hoje essa foi a mais poderosa bomba já testada, com uma energia explosiva entre 50 e 58 megatoneladas. Além desses, a Grã-Bretanha, a China e a França também testaram com sucesso suas próprias bombas H. Em 2017, foi registrado oficialmente o teste mais recente, desta vez pela Coreia do Norte.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Quais são as 5 maiores potências nucleares do mundo?
Os 9 países com os maiores arsenais nucleares do mundo
1 - Rússia. De acordo com informações públicas sobre o arsenal nuclear russo, em janeiro de 2024 o país governado por Vladimir Putin possuia 5.580 ogivas nucleares. ...
Qual bomba é mais forte, de hidrogênio ou nuclear?
Mas uma bomba de hidrogénio é mais poderosa porque funciona com base no mesmo processo que ocorre no núcleo das estrelas: a fusão nuclear. Durante a fusão nuclear, os núcleos de dois átomos fundem-se para formar um núcleo maior.
O Projeto Manhattan, liderado pelos Estados Unidos com o apoio do Reino Unido e do Canadá, teve investimento de US$ 1,85 bilhão e chegou a empregar 100 mil trabalhadores simultaneamente. Ulam integrou a iniciativa e, junto do físico Edward Teller, ajudou na criação da bomba de hidrogênio, já durante a Guerra Fria.
O feito só foi feito graças à não participação do Brasil no tratado de não-proliferação nuclear, que teria proibido qualquer iniciativa do tipo. Mesmo não fazendo parte do restrito clube de nove países com bombas atômicas, o Brasil é hoje parte de outro seleto grupo.
Rússia. Segundo o SIPRI, a Rússia é o país que tem mais armas nucleares, com arsenal total de 5.889. Desse número, 1.674 estariam implantadas em mísseis ou localizadas em bases com forças operacionais; 2.815 estariam armazenadas; e o restante, aposentadas aguardando desmantelamento.
O Avibras AV-MTC, segundo declaração do gerente do projeto, general-de brigada R/1 José Júlio Dias Barreto, na versão fabricada para o Exército Brasileiro, terá mais de 300 km de alcance. Essa declaração ocorreu durante entrevista no QGEx ao final de 2018, na sala do PEE Astros 2020.
1 800 metralhadoras pesadas, 800 morteiros de 81 milímetros e 400 morteiros de 60 mm foram contados à parte como "armas leves". O International Institute for Strategic Studies (IISS) calculou 1 436 morteiros de 81 mm em 2024, incluídos na sua contagem das peças de artilharia.
O programa já entregou dois submarinos convencionais, o “Riachuelo” e o “Humaitá”, e prevê a entrega de mais dois até 2026. Esses submarinos também desempenham um papel essencial na defesa das águas brasileiras, complementando as capacidades do futuro Submarino Nuclear.
Além de proibir a presença militar estrangeira na antiga Alemanha Oriental, o tratado também proibiu as armas nucleares ou portadores de armas nucleares a serem posicionados na área, tornando-se uma permanente Zona Livre de Armas Nucleares.
O cientista Edward Teller, que ficou conhecido como o pai da bomba de hidrogênio, morreu aos 95 anos de idade. Teller havia sofrido um derrame alguns dias atrás e morreu na sua casa, no campus da Universidade de Stanford, na Califórnia, segundo informações da porta-voz da universidade.
A bomba H não produz muito material radioativo após a detonação e por isso são conhecidas como bombas limpas. A bomba A, por sua vez, é considerada uma bomba suja por liberar grande quantidade de radioatividade no processo de explosão.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões.
A empreitada era chefiada pelo físico Robert J. Oppenheimer, mas tinha o acompanhamento minucioso e constante de políticos e militares de alta patente, devido à confidencialidade e importância bélica do projeto para a Guerra. O resultado foi a construção de três bombas.
Embora não existam estatísticas oficiais, estima-se que Israel possui de 75 a um máximo de 400 armas nucleares, que são relatados para incluir armas termonucleares na faixa de megatons.
A energia nuclear corresponde a cerca de 3% da matriz energética do Brasil e cerca de 40% da matriz energética do Estado do Rio de Janeiro, sendo produzida por dois reatores de água pressurizada na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis.
O Brasil não tem bombas atômicas, embora esteja entre os mais desenvolvidos em termos de conhecimento e domínio de tecnologias nucleares. Detém a nona maior reserva de urânio do mundo e também é reconhecido pela World Nuclear Association como uma das 13 nações capazes de enriquecer o minério.
A república islâmica é o único país sem armas nucleares que produz urânio enriquecido a 60% e tem combustível nuclear suficiente para cerca de três bombas.
Morte. Fumante inveterado, o físico apresentou diversos problemas de tuberculose ao longo da vida. Morreu em 18 de fevereiro 1967, vítima de um câncer de garganta. Outros detalhes da vida e da história de Julius Robert Oppenheimer podem ser conferidos no site do Estadão.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Qual a diferença entre a bomba de hidrogênio e a bomba atômica?
De 2006 pra cá o país já testou três bombas nucleares convencionais, mas essa seria diferente. A bomba atômica convencional libera energia pela fissão, a divisão do átomo, a bomba de hidrogênio, ao contrário, junta átomos de hidrogênio em átomos maiores, em uma fusão nuclear.