Cientistas ainda estudam o que seria a TPM masculina. — Alguns homens apresentam queda do hormônio testosterona, o que pode deixá-los mais irritados, com oscilações de humor, insônia ou depressão. São sintomas parecidos com os da TPM feminina, mas pouco estudados.
O estresse em homens pode ser causado por múltiplos fatores. As causas também são diversas e podem variar bastante entre um indivíduo e outro. Por isso, cada caso deve ser avaliado de forma individual e, mediante o diagnóstico, seguir com o tratamento mais adequado.
Todo dia um homem saudável produz milhões de espermatozoides. E não há um tipo específico de ciclo envolvido nisso. Então, Rafa, sua vontade maior de fazer sexo em alguns dias não se deve a um período fértil masculino, e sim a fatores sociais e psicológicos.
Se 6 ou mais destes sintomas estiverem presentes, é possível que se trate da síndrome do homem irritável. Além disso, se estes sintomas durarem mais de 14 dias e se afetam significativamente a vida da pessoa, pode se tratar de depressão, sendo importante o acompanhamento com o psiquiatra.
O "cio" refere-se especificamente ao período do ciclo reprodutivo da fêmea em que esta fica recetiva a acasalar com machos. De acordo com o American Kennel Club, os machos não ficam com o cio; em vez disso, são capazes de reproduzir todo o ano assim que se tornam férteis, a partir dos 6 meses de idade.
A PMDS é uma anomalia genética (autossômica e recessiva) que caracteriza-se por uma má formação da genitália interna, com a presença de tubos falopianos, o útero ou mesmo a parte superior da vagina em indivíduos geneticamente masculinos.
O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!! Isso ocorre, normalmente, por volta dos 60 anos.
Na adolescência e no início da fase adulta, acontece o pico de produção desse hormônio nos homens. No entanto, estudos mostram que, a partir dos 40 anos de idade, a quantidade desse hormônio cai de 1% a 2% por ano em pessoas do sexo masculino.
O ambiente de trabalho é uma das maiores fontes de estresse para muitos homens. Longas jornadas, pressões para atingir metas e o medo de perder o emprego são fatores que contribuem para o aumento do estresse no ambiente profissional.
Entre esses sintomas, é possível destacar a redução da massa muscular, efeitos na parte cognitiva, alterações de humor, disfunção erétil, perda da libido, aumento da gordura corporal e fadiga crônica.
Muitos homens optam por reprimir as suas emoções. Entre as emoções mais frequentemente reprimidas ou “proibidas” teremos, por exemplo: a tristeza, o medo, o ciúme, a inveja, o luto, a culpa, a vergonha, a saudade, a carência, o ressentimento ou até o amor.
Por isso, homens, durante a TPM de sua parceira: não façam piadinhas em relação ao estado de humor dela; deem mais carinho, amor e suporte; saibam que após três ou quatro dias tudo volta ao normal, portanto, paciência.
No homem, o ciclo natural de hormônios é diário, entretanto, a prática de atividades físicas pode levar a picos durante o dia, variando de organismo para organismo, mostrando que esse não é um ciclo completamente fechado.
As mudanças de humor dos homens podem ser resultado da queda súbita dos níveis de testosterona - o hormônio masculino. Segundo a teoria, os hormônios afetam o cérebro e, por conseguinte, o comportamento. Alguns cientistas acreditam que os homens de meia-idade passem por um processo semelhante ao da menopausa.
Irritabilidade, cansaço, aumento dos desejos, inchaço e cólicas. Parece que não são somente as mulheres que sofrem com os sinais da TPM. De acordo com o jornal Daily Mail, uma pesquisa ouviu 2.412 britânicos, dos quais metade era do sexo masculino. Entre eles, um quarto sofre de sintomas semelhantes aos da TPM.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
O mau humor dos homens devido à síndrome de irritabilidade masculina está diretamente relacionado com uma diminuição nos níveis de testosterona, uma das principais opções de tratamento é a terapia de substituição de testosterona.
Apesar de algumas pessoas recorrerem ao uso de hormônios ou cirurgias de afirmação de gênero, inúmeras não o fazem. Por conta disso, é possível ficar fértil, ovular e menstruar. Ainda, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo também podem menstruar.
Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.
Pressão no trabalho, preocupação com o cuidado da família, dificuldades financeiras e outras responsabilidades podem deixar o homem estressado. O estresse, quando não controlado, afeta a saúde física e mental, e pode até mesmo ter graves consequências, como o suicídio por exemplo.
O termo "período fértil" é mais frequentemente associado às mulheres, referindo-se ao período do ciclo menstrual em que uma mulher tem maior probabilidade de engravidar se tiver relações sexuais desprotegidas. No entanto, para os homens, não há um período fértil definido no mesmo sentido que para as mulheres.
O Curso de Inserção Universitária (CIU) é um curso com orientações para estudo e procedimentos de aprendizagem que auxiliem os alunos ingressantes na obtenção de um bom desempenho no ensino superior.