Há sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos. De acordo com especialistas, a cada ano, surgem sensores mais modernos para uso em uma infinidade industriais.
Atuadores. Os atuadores recebem os comandos da central de informações para alimentar e realizar a combustão. Alguns dos principais componentes do grupo de atuadores são a bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha do sistema de arrefecimento.
Quais componentes fazem parte da injeção eletrônica?
Se você quer mesmo saber o que é injeção eletrônica, entenda que esse sistema é muito importante pois envolve sensores e outras partes do automóvel como chave, bobina, distribuidor, vela, cabos de ignição, além, é claro, da bateria automotiva.
O sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) é uma peça fundamental no sistema de gerenciamento do motor de um veículo. Ele mede a pressão absoluta no coletor de admissão e envia essas informações para a unidade de controle do motor (ECU), que ajusta a mistura de ar e combustível para otimizar o desempenho do motor.
Os sensores são dispositivos que captam e convertem informações do ambiente em sinais elétricos ou digitais, enquanto os atuadores são responsáveis por transformar esses sinais em ações físicas.
Sua função é informar a referência de fase do 1º cilindro para determinar o momento da injeção e/ou ignição. O sinal enviado à central eletrônica é gerado por um sensor de efeito HalI montado junto à polia do eixo comando. Para diferenciar os sensores veja os sinais emitidos por cada sensor.
Sensores são componentes que detectam mudanças no ambiente, como temperatura, luz ou pressão, e convertem essas mudanças em sinais elétricos. Um exemplo é o sensor NTC, que altera sua resistência conforme a temperatura varia, sendo amplamente utilizado em termômetros eletrônicos.
Os sensores indutivos e capacitivos são dois tipos de sensores utilizados para detectar a presença de objetos ou medir o nível de um material. Ambos os tipos de sensores têm suas próprias vantagens e desvantagens e são utilizados em diferentes aplicações.
Qual a função do sensor de temperatura da injeção eletrônica?
Tal sensor afere constantemente a temperatura do motor. É graças a a esse monitoramento que, caso ocorra um superaquecimento, em geral provocado pelo vazamento do fluido de arrefecimento, as advertências no painel de instrumentos são imediatamente acionadas.
O módulo de injeção serve para reduzir a poluição emitida no ar. No entanto, para que ele funcione, a combinação entre combustível e ar em todas as faixas de rotação deve funcionar. Além disso, o procedimento é feito por etapas. Assim, ao dar a partida no motor, os pistões sobem e descem.
A injeção eletrônica é um sistema que garante o envio controlado de combustível ao motor do veículo. Além disso, esse sistema também consegue controlar pressão do ar, marcha lenta, válvulas e tempo de ignição. Tudo isso garante melhor rendimento e funcionalidade ao veículo.
Os sensores são transdutores, ou seja, conversores de grandezas físicas em sinais elétricos correspondentes. Os atuadores são componentes que realizam a conversão da energia elétrica, hidráulica, pneumática em energia mecânica.
Existem mais de 50 atuadores usados em um carro moderno, os automóveis provavelmente têm a maioria dos atuadores que usaríamos em nossas vidas diárias.
Qual a função do sensor MAP na injeção eletrônica?
A função do Sensor MAP é a de informar à unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão cuja pressão é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da massa de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição.
Quais são os componentes que compõe o sistema de injeção eletrônica?
Sendo assim, componentes como a bomba de combustível elétrica, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha do sistema de arrefecimento fazem parte do sistema de injeção eletrônica.
Qual a função do sensor de detonação na injeção eletrônica?
Localizado na parte externa do motor, o sensor de detonação, basicamente, funciona como um sensor de vibrações mecânicas. Ele tem a função de transformar as vibrações mecânicas do motor em relações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando do veículo.
Nos motores diesel, o sensor MAF serve, sobretudo, para controlar a recirculação dos gases de escape (EGR). O sensor MAP mede a pressão do ar pela deformação de uma membrana com resistências integradas. A pressão varia consoante a posição do acelerador, a velocidade do motor e o funcionamento do turbo.
O Sensor de Posição da Borboleta (TPS) é utilizado para monitorar a posição do acelerador em um motor de combustão interna. O sensor geralmente está acoplado ao eixo da borboleta com a finalidade de controlar diretamente a posição da válvula de borboleta do acelerador.
Para descobrir um sensor MAP com defeito não é complicado: os principais sintomas de problemas nesse componente são alterações na marcha-lenta e falhas no funcionamento do motor, causadas pela mistura excessivamente "rica" (muito combustível e pouco ar) ou "pobre" (pouco combustível e muito ar).